Em Albufeira, o dia 25 de abril vai começar, às 9h, com a cerimónia oficial do hastear da bandeira ao som do Hino Nacional, pela Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, seguindo-se a inauguração da escultura «Sopro de Abril», de Santos Carvalho. O artista, que desenvolve trabalhos individuais desde 1990, criou uma peça única para o Município de Albufeira, em mármore de Estremoz com 3.5 metros de altura, que vai ficar exposta na entrada sul dos Paços do Concelho.

Às 15h, o Salão Nobre acolhe a Sessão Solene dedicada ao Poder Local, com intervenções de todos os líderes de bancada. Depois será feito o lançamento do livro «Um Sopro de Liberdade – Albufeira 1974-2024 – 50 ano de Abril», que reúne diversos factos históricos, com incidência nos presos políticos de Albufeira durante o Estado Novo, assim como os testemunhos daqueles que vivenciaram a transição de regime no país. Na noite anterior, Teresa Salgueiro, artista renomada no país e membro fundador dos Madredeus, atua nos Paços do Concelho, às 21h30, num concerto comemorativo dos 50 anos de Abril. O espetáculo vai ser acompanhado de videomapping e encerra com fogo-de-artifício em homenagem à Liberdade.

O meio século da Revolução dos Cravos é, de resto, largamente comemorado em todos os espaços públicos do Município. Nas Galerias Municipais estão patentes as exposições «E Depois do Adeus – Fotografias com História» (Galeria de Arte Pintor Samora Barros), até 29 de abril, de Marques Valentim; «Sopro de Liberdade» (Galeria Municipal João Bailote), até 4 de maio, da autoria do Município de Albufeira; «Humberto Delgado – General da Liberdade e Escritor» (Sala de Extensão Cultural do Arquivo Histórico de Albufeira), até 30 de maio, mediante marcação prévia; e «Desenhos da Prisão» (Museu Municipal de Arqueologia), de Álvaro Cunhal, até 4 de agosto.

A 20 de abril, a Orquestra de Jazz do Algarve sobe ao palco do Auditório Municipal de Albufeira, às 19h, para o concerto «Liberdades». No Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, a 23 de abril, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, acontece o recital de poesia «Palavras de Abril: palavras interditas e palavras à solta», às 21h. O desporto integra, igualmente, a programação das comemorações do 25 de abril. Assim, no dia 24 de abril, a Associação Caminhadas ao Luar organiza a «Caminhada 25 de Abril», às 20h, com partida dos Paços do Concelho. No dia 25 de abril, às 9h30, na Praia do Inatel, realiza-se o X Triatlo de Albufeira do FC Ferreiras e, às 15h, os «mini» craques do futebol disputam a terceira jornada do Campeonato Golfinhos, no Estádio Municipal de Albufeira. Na semana seguinte, a 4 de maio, tem lugar a 2.ª Taça de Portugal Feminina de Ciclismo de Estrada - Carlos Silva e Sousa.