A cerca de 10 dias do seu início, o WFA – Walking Festival Ameixial, que terá a sua 11.ª edição entre 26 e 28 de abril, na freguesia de Ameixial, ainda tem novidades para revelar. A principal é a sessão especial de check-in antecipado que terá lugar na loja da Decathlon em Faro, a 20 de abril, entre as 16h e as 18h. 

Nesta sessão, organizada com o apoio e parceria da Decathlon, os participantes podem realizar o check-in no Festival (e assim dispensar fazê-lo no Secretariado do evento); receber a pulseira de participante e materiais informativos; levantar e/ou adquirir t-shirts do evento; pagar refeições já reservadas; ou mesmo inscrever-se nas atividades disponíveis. O objetivo é otimizar o processo de registo dos participantes no Festival, aliviando o fluxo de acesso ao Secretariado nos horários mais críticos. Por outro lado, os membros da organização estarão presentes e disponíveis para conversar com os interessados e fornecer informações.

Em todas as edições tem sido preocupação da Cooperativa QRER e de toda a organização do Festival incutir-lhe uma dimensão informativa e educativa, procuramos trazer à discussão temas técnicos relacionados com Turismo de Natureza, Caminhadas, Património e Sustentabilidade. Este ano convidou-se Pedro Pedrosa, CEO e fundador da A2Z Adventures, que irá conduzir o workshop «Gestão de Percursos Pedestres: a experiência da A2Z» e abordar a evolução da implementação, monitorização e gestão responsável de redes de percursos pedestres em Portugal, com um foco particular nos projetos desenvolvidos pela A2Z e nas inovações introduzidas pelo sistema Responsible Trails. Dada a relevância do tema, a participação é aberta a todos interessados, mesmo que não inscritos no Festival. Neste caso, devem enviar e-mail para info@wfameixial.pt com indicação de Nome, Entidade que Representa (se aplicável) e Contacto Telefónico.

Ao nível da programação, realce igualmente para a conversa com Ana Abrão, fotógrafa e viajante, que vai apresentar o seu mais recente livro «Kalasha», constituído por fotografias e histórias do povo Kalash, uma minoria animista das montanhas do Paquistão, e partilhar a sua experiência de viagens. A parceria com o Aspirante a Geoparque Algarvensis é este ano reforçada com a participação da sua equipa na caminhada inaugural, onde terão oportunidade de falar um pouco deste projeto e desvendar alguns dos conteúdos que irão partilhar nas caminhadas temáticas de sábado e domingo. Uma nota também para várias atividades familiares, de relaxamento e animação para descontrair da atividade física das caminhadas, tais como o workshop de dança e o sempre concorrido baile da noite de sábado.

O período de inscrições online encerra a 22 de abril, mas será sempre possível realizar inscrições nos dias do festival, porém, nessa altura os participantes terão de se sujeitar aos lugares disponíveis nas diferentes atividades. A entrada no festival tem o valor simbólico de 10 euros e confere direito à participação em todas as atividades do programa, mediante inscrição prévia em cada uma delas e de acordo com a sua lotação específica. A entrada para crianças até aos 12 anos é gratuita, mas igualmente sujeita a inscrição obrigatória por motivos de seguro e de gestão da atividade.

O WFA regressa todos os anos à serra algarvia, promovido pela QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, numa organização conjunta com a Proactivetur, empresa cooperadora, e o Projeto Estela. Como habitualmente, conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia do Ameixial, do Clube Desportivo Ameixialense e da Região de Turismo do Algarve, através da marca Algarve Walking Season, assim como de outros parceiros locais, nomeadamente da Decathlon, da VisaCar e da Ana Aeroportos.