A inauguração da segunda edição do LocalARTE – Projeto de Arte Contemporânea de Artistas de Lagos teve lugar, no dia 6 de abril, no Centro Cultural de Lagos, momento onde foram anunciados os vencedores da iniciativa, nomeadamente, Adelaide Filipe, Timo Dillner e Rita Pereira (Romp) com o 1.º, 2.º e 3.º lugar, respetivamente. A exposição das obras participantes estará patente até 25 de maio, com entrada gratuita.


Criada a partir da intenção de promover o trabalho de artistas residentes ou naturais de Lagos, assim como incentivar à sua criatividade e imaginação, a nova edição da iniciativa aproveitou as celebrações do 25 de Abril de 1974 para dedicar o tema à «Liberdade». O desafio lançado resultou em obras de 44 artistas, que abrangem áreas como pintura, fotografia, escultura, cerâmica, instalação, desenho e vídeo, e que podem ser apreciadas nas salas de exposições 1, 2 e 3.

Os artistas participantes nesta edição são: Adelaide Filipe, Alexandre Manuel, Ali, Alonso, Andrea Laudwein, Andreia Rollot Miguel, Anne Stenbom, Brigitte von Humboldt, Carl Zimmerling, Namida00, Carmelita Falé, Carolina Pomar, Catarina Catarina, Charly, Christina Anna Maria Kuhn, Cristiano Cerol, Cristina Gonçalves, Cristina Palma Moreira, Dina Salvador, Doris Gaspartic, Eduarda Coutinho, Eunice Borda, Eva Herre, Francesca Dioguardi, Francisco Castelo, Gonçalo Cabral, Ivan Ulmann, Juliano Santos, Kasia Wrona, Lirek, Luis Miguel de Matos, Mara Taquelim, Maria João Cerol, Marie-Hélène Catherine Piquart, Nélia Duarte, Patrícia Leal, Paulo Figueiras, Pedro Moreira, Peter Jones, Romp, Sara Glória, Sore, Timo e ZéVentura. O júri foi composto por Sara Coelho (vereadora da Câmara Municipal de Lagos), Elsa Cavaco (Chefe de Divisão de Ação Cultural da CCDR Algarve – Cultura), Pedro Cabral (professor e diretor do curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve), Fátima Catarina (vice-presidente da Região de Turismo do Algarve), e Vanessa Barragão (artista) e teve a exigente tarefa de selecionar os vencedores dos prémios monetários (1.º lugar 3 mil euros, 2.º lugar 2 mil euros e 3.º lugar 1.000 euros) e menções honrosas, uma forma de estimular e apoiar o seu trabalho nas artes.

Para Sara Coelho, vereadora com o pelouro da Cultura, “esta segunda edição do LocalARTE é novamente uma prova de que Lagos tem muito talento nas suas gentes e uma criatividade única com potencial para marcar presença em qualquer museu ou galeria do mundo”. “Nestas obras magníficas está a verdadeira alma e coração do que é a «Liberdade» e do que é a autenticidade de um artista”, reforça.

Conforme referido, o 1.º prémio foi atribuído a Adelaide Filipe com «A Fuga», seguindo-se Timo Dillner com «A Defensora da Liberdade (Quo Vadis, Europa?)» e Rita Pereira (Romp) com «A Parte de um Todo I». Foram ainda atribuídas menções honrosas a Andreia Rollot Miguel com «Tiara» e Peter Jones com «O Dia em que Portugal ganhou a Liberdade».