«Quando uma carica é uma princesa» é o nome da formação que Dora Batalim SottoMayor leva à Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner, em Loulé, no dia 18 de maio.


Diz-se que uma imagem vale mil palavras. E uma história, quantas imagens vale? Esta ação de formação propõe aos participantes trabalhar a complexa relação que se estabelece entre texto e imagem no processo narrativo, de forma concreta e criativa. “Iremos percorrer, de forma interativa e aplicada, alguns dos princípios de análise do texto visual e do texto verbal, tendo em vista estimular uma leitura mais aprofundada dos álbuns e dos livros ilustrados”, adianta a formadora.

Dora Batalim SottoMayor irá apresentar muitos livros de artista e livros com imagens e ilustrações que serão a base do trabalho. Aqueles de que mais gosta (e que a ensinaram a ler/contar melhor) e outros que, de certeza, já existem nas nossas bibliotecas. Tomaremos dos contos tradicionais as fórmulas estruturais e experimentaremos contá-los através de imagens. “Na oficina muito prática que integra esta ação de formação, descobriremos, fazendo, como é que «as caricas podem ser princesas» de forma simbólica, criando objetos muito especiais para contar histórias. Tudo isto é muito facilmente transposto para a sala de aula ou biblioteca, replicando as metodologias com crianças e jovens. No final, esperamos ter contribuído para a reflexão crítica sobre este género literário, para a construção de critérios de seleção e para a aprendizagem concreta da linguagem, da ilustração e dos contos tradicionais”.

A formação decorre das 10h às 13h e das 14h às 17h e as vagas são limitadas, podendo ser efetuadas através do email biblioteca@cm-loule.pt. A formação confere diploma de participação.