A Rede de Abastecimento de Água de Martim Longo vai ser sujeita a obras de renovação parcial financiadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Com um investimento elegível de 1 milhão, 43 mil e 187,79 euros e uma taxa de financiamento de 100 por cento, a operação foi aprovada a 6 de março e o termo de aceitação foi assinado no dia 15 de abril, prevendo-se a sua conclusão até 31 de dezembro de 2025.

A obra visa a renovação e reabilitação de infraestruturas degradadas ou tecnicamente deficientes da rede de abastecimento de água de Martim Longo, nomeadamente condutas de distribuição e respetivos acessórios. Trata-se de uma área de rede potencialmente problemática em termos de perdas de água, em fibrocimento e com mais de 40 anos, a necessitar de intervenção prioritária.

Nesta intervenção será executada a renovação de parte da rede de abastecimento de água à aldeia de Martim Longo, com a construção da rede de abastecimento de água, e será implantada com distribuição malhada, de modo a garantir uma maior fiabilidade do sistema, numa extensão de 6300 metros. Com a concretização do investimento espera-se uma redução das perdas de água superior a 20 mil metros cúbicos por ano.

A operação tem enquadramento no Plano de Recuperação e Resiliência, no investimento – RE – C09 – i01 – Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, na medida SM1 – Reduzir Perdas de Água no Setor Urbano, apoiado pelo fundo da Next Generation EU.