No dia 11 de abril, às 14h30, o Teatro Lethes, em Faro, recebe o espetáculo «Mary para Mary», com texto de Paloma Pedrero e interpretação de Rita Lello.

Mary Wollstonecraft (1759-1797), pioneira do pensamento feminista, num tempo em que a própria ideia de igualdade era inadmissível, encontra-se gravemente doente após o parto, sofrendo de uma febre puerperal aguda. No delírio da febre, acredita estar dando uma conferência. O seu único público é a filha recém-nascida que virá a ser a aclamada escritora Mary Shelley, autora de um dos clássicos da literatura mundial, «Frankenstein». Neste espetáculo, Wollstonecraft diz à sua filha e a quantas mulheres e homens a escutarem: “Não permitas nunca que te façam comer o pão amargo da dependência. Luta, luta para seres tu própria. E não temas nunca o que os outros possam pensar”.

Rita Lello é formada em tradução e estudou teatro no Institut Franco Portugais. Estreou-se em teatro, em 1994, na Cornucópia, com a peça «O Conto de Inverno» de Shakespeare. Para a infância escreveu e encenou «A Princesa do Amor de Sal», uma adaptação livre de «O Rei Lear» de Shakespeare. Encenou e adaptou para a Infância também o texto «O Conto da Ilha Desconhecida» de José Saramago, e «O Romance da Raposa», de Aquilino Ribeiro, no grupo teatral «A Barraca». Tem desenvolvido trabalho na área da formação teatral de crianças e jovens.

Em televisão desempenhou vários papéis desde 1985 (ano em que se estreia com «Só Acontece Aos Outros»), com os mais salientes a serem «Bastidores», «Querido Professor», «Lusitana Paixão», «Santos da Casa», «Os Serranos», «A Escada», «Ilha dos Amores», «Vila Faia» e a série «Liberdade 21», com a qual foi nomeada na categoria de Melhor Atriz no Festival internacional de Monte Carlo.