O 4 de abril foi um dia muito especial e emocionante para o Município de Albufeira que, na parte da manhã, recebeu o presidente da ACES Portugal – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Pedro Nuno Santos, a quem o edil José Carlos Rolo entregou o dossier correspondente à primeira fase do processo de candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2026. Seguiu-se a entrega do cheque solidário, no valor de 3 mil e oitenta euros, à ADSA – Associação de Recolha de Sangue e Medula Óssea de Albufeira, no âmbito da 16.ª edição das Festas do Basquetebol Juvenil.


Paulo Roma, presidente da associação, que se encontrava acompanhado pelos restantes elementos dos corpos sociais, fez uma visita guiada às instalações, que funcionam, desde 2022, na urbanização Quinta do Infante. “Temos aqui um sítio muito acolhedor, que recebe as pessoas num espaço informal, sem o peso de um ambiente hospitalar. A recolha de sangue decorre no segundo sábado de cada mês, entre as 9h e as 13h, sendo que, desde 2011 até agora, já recebemos 6 mil dádivas de sangue e 1.300 doações de medula óssea”, revelou o presidente da ADSA, acrescentando que ainda há caminho a percorrer, mas que se sente muito orgulhoso porque “Albufeira é uma terra de dadores de sangue”.



O presidente da Câmara Municipal de Albufeira recordou a carência de sangue sentida nos hospitais, tenho endereçado os parabéns à ADSA pelo trabalho desenvolvido em prol do aumento das reservas de sangue na região, contribuindo, desta forma, para salvar muitas vidas. “Estou muito feliz pelos albufeirenses serem gente solidária e altruísta e penso que faz todo o sentido fazer a ligação do desporto, nomeadamente do basquete, à doação de sangue, porque ambos convergem no mesmo sentido; ou seja, com a preocupação da saúde da população”. José Carlos Rolo deu igualmente os parabéns à Federação Portuguesa de Basquetebol pela iniciativa «Basquete Solidário», que todos os anos solicita a doação de 2 euros aos participantes no evento (atletas, treinadores, dirigentes, juízes, fisioterapeutas e organização), verba que depois é entregue a uma instituição de solidariedade social do concelho.

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, considerou, por sua vez, que “o Município entende o desporto como um bem público; por isso investe na área e fá-lo como ninguém, daí a presença das Festas do Basquetebol em Albufeira há 11 anos”, tendo agradecido igualmente ao vice-presidente da Câmara Municipal e a todos os que operacionalizam o evento. “Mais importante que o dinheiro é conseguir influenciar a nossa juventude a ser solidária”, reforçou.



Depois, todos os convidados, incluindo o presidente da ACES Portugal, o padrinho da 16.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, Tomás Barroso, presidente da Câmara, vereadores, presidentes de Junta de Freguesia, dirigentes e representantes da Federação e da Associação de Basquete do Algarve e demais entidades dirigiram-se para o Jardim de Vale Faro, onde decorreu a inauguração da requalificação do Parque Fitness. “A empreitada, no valor de aproximadamente 100 mil euros, é mais uma obra que recupera um espaço algo degradado, bastante antigo e construído com materiais de madeira (com duração bastante mais curta), para o usufruto e bem-estar da população”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

Trata-se de um ginásio ao ar livre, com pavimento composto por uma camada de borracha reciclada na base e uma camada de granulado de borracha virgem colorida na superfície. O equipamento é constituído por quatro áreas distintas: Calistenia/trabalho de músculos (com estação de elevações e barras de flexões; Ginásio (barra de elevações, extensão de pernas, treino de costas, mesa de supino/peito, exercício crucifixo/peito, barras de elevação multifitness, treino de bíceps, barra/chin bar, banco de abdominais e exercícios de agachamento); Cárdio (bicicleta elíptica e máquina de remo); e Pliometria/alongamentos com caixa de 45 cm de altura, caixa de 60 cm de altura e caixa de 60 cm de altura.



José Carlos Rolo salientou que “os equipamentos instalados são modernos e robustos, com sistema antivandalismo e multifuncionais, contribuindo para um estilo de vida saudável”. “O equipamento, de acesso livre, permite que todos possam melhorar a sua condição física, vitalidade e atingir os seus objetivos Fitness”, declarou. No total, são 15 dispositivos: 12 equipamentos de força, dos quais 6 com pesos ajustáveis; e 3 equipamentos cardiovasculares. Os pesos ajustáveis estão colocados num sistema fechado e não podem ser removidos. Devido à grande variação de pesos, o Sportpoint é adequado, tanto para iniciantes, quanto para atletas avançados. Cada equipamento é fornecido com um autocolante de instruções que mostram o exercício e os grupos musculares treinados. Paralelamente, o autocolante possui um código QR, que disponibiliza um grande número de exercícios alternativos. Além disso, os praticantes podem utilizar o YouTube como ferramenta de apoio.

A complementar estes dispositivos, existem ainda duas estações para a prática do Street Workout, modalidade desportiva composta de exercícios calisténicos, que visam o domínio do corpo no espaço, através de movimentos de força, coordenação, explosão e equilíbrio, características de modalidades como a ginástica artística ou o parkour. E o presidente da Câmara Municipal de Albufeira estava visivelmente satisfeito por se tratar de um dia de grande simbolismo para o concelho, aquele em que Albufeira é formalmente candidata a Cidade Europeia do Desporto 2026. “Esta é a primeira fase da candidatura, em outubro iremos entregar o dossier completo e receber a Comissão de avaliação. Entretanto, iremos continuar a investir no melhoramento dos equipamentos, da atividade desportiva, nas pessoas, na saúde e bem-estar dos cidadãos”.