Em abril, o Município de Alcoutim e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) unem esforços para assinalar «Abril, Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância», com o objetivo de sensibilizar a comunidade e as entidades locais para esta causa tão importante. De entre as iniciativas e atividades programadas, o destaque principal será a iluminação dos edifícios dos Paços do Concelho e da Junta de Freguesia de Martim Longo em tons de azul, cor simbólica da campanha. Além disso, serão colocadas peças de comunicação em espaços públicos para aumentar a conscientização sobre este tema tão importante. Os cartazes da campanha serão afixados em locais estratégicos, e a informação será também divulgada no site do município e do agrupamento de escolas.

No dia 19 de abril é realizado um gesto simbólico de solidariedade, com as crianças a formarem um Laço Humano na Praça da República, em Alcoutim, e na escola Prof. Joaquim Moreira, em Martim Longo. Além das atividades planeadas, a CPCJ de Alcoutim também renovou a imagem do seu logotipo. O novo design foi criado com o objetivo de apresentar o conceito de união, fortalecer as ligações dos envolvidos e torná-lo mais prático para a personalização das peças de comunicação.

Este novo logo foi desenvolvido com base no logotipo inicial, que foi realizado por alunos das escolas de Alcoutim, demonstrando assim a participação ativa da comunidade educativa neste processo. Conjuntamente com este novo logotipo foi também concebido um novo flyer para a divulgação das competências da CPCJ de Alcoutim e do local de funcionamento.