O Município de Aljezur assinala, a 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, data destinada a sensibilizar para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural, promovendo uma visita especial para duas turmas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Professora Piedade Matoso, sob o mote «Uma viagem ao tempo de escola do meu bisavô».

Assim sendo, em colaboração com a Junta de Freguesia da Bordeira, a Câmara Municipal de Aljezur vai levar os jovens alunos a experienciarem um conjunto de atividades, letivas e lúdicas, no Núcleo Museológico da Escola da Vilarinha, onde está recriada uma sala de aula do tempo da Segunda República Portuguesa. A experiência terá como base a recriação de atividades que visam ilustrar e explicar aos jovens como funcionava a escola durante a época imediatamente anterior ao 25 de abril de 1974, para que assim possam entender as diferenças do ensino e do ambiente escolar de outrora para os dias de hoje.

Será ainda distribuído um kit básico escolar de época, composto por uma tabuada do ratinho, um lápis de carvão e um caderno diário, onde os alunos desenvolverão alguns exercícios tal como eram realizados na época. Já no espaço de recreio, as crianças terão a oportunidade de brincar «como antigamente», sendo recriadas brincadeiras como a macaca, a cabra-cega, o lencinho da botica, entre outras, e desfrutar de um pequeno lanche oferecido pela Junta de Freguesia da Bordeira.