O Município de São Brás de Alportel tem procurado dar resposta à dificuldade crescente e generalizada em todo o país no acesso à habitação com a criação de diversas medidas concretas, de que é exemplo o Programa Municipal de Apoio Arrendamento, lançado em 2020 e que consiste num apoio monetário mensal para apoiar os agregados familiares em situação de vulnerabilidade no pagamento da renda de casa e que já foi atribuído a 160 famílias são-brasenses. A assinatura de um conjunto de novos termos de aceitação das condições dos apoios acontece no dia 21 de março, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Dos 45 apoios previstos pelo Município para 2024 já foram aprovados 24, existindo a possibilidade de atribuir mais apoios, ao longo do ano, caso surjam candidaturas que reúnam as condições e critérios necessários. Por isso, os agregados familiares em dificuldades devem contactar os Serviços Sociais do Município, localizados no Centro de Apoio à Comunidade, para apresentar a sua candidatura.

A par deste programa, o Município de São Brás de Alportel avançou, também em 2020, com o Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem, uma nova resposta social promotora do acesso à habitação mais adequada às necessidades de jovens famílias e que já totalizou, até ao momento, 17 apoios. O Município está ainda fortemente empenhado na execução da Estratégia Local de Habitação.