Quando se celebram quatro décadas da exposição dos Maios na Estrada Nacional 125, a organização convida todos os que queiram participar – residentes, instituições e associações do concelho – a criarem um Maio e a expô-lo entre Marim e Alfandanga, no dia 1 de maio, com o propósito de valorizar e divulgar este património de origem popular.

Os Maios são bonecos que representam pessoas, em tamanho natural, vestidos e calçados. Na exposição na EN125 são colocados em pé, deitados ou sentados, isolados ou em grupo. Encenam uma atividade do quotidiano, que pode estar relacionada com atividades profissionais, de lazer ou pessoais.

A tradição dos Maios remonta a tempos ancestrais. A literatura antiga revela-nos que era uma celebração da primavera, assinalava o fim do inverno e o começo de um novo ano agrícola. No primeiro dia desse mês, o Maio era colocado à porta de casa, na açoteia ou por cima do telhado com o objetivo de pregar partidas e provocar o riso. Com o passar do tempo esta manifestação popular foi-se perdendo. Nos anos 80 a tradição foi revitalizada com a fundação do Futebol Clube de Bias.

A exposição tradicional dos Maios é um evento organizado pelo Futebol Clube de Bias que conta com o apoio do Município de Olhão e das juntas de freguesia do concelho.