Para celebrar a Semana da Interculturalidade, a Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana realizou, numa parceria com a EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza – Núcleo Distrital de Faro, no dia 10 de abril, duas sessões nas localidades do Monte Francisco (Castro Marim) e Giões (Alcoutim). Durante as sessões, dinamizadas pela Técnica da EPAN Dionísia Pedro, foi exibido um vídeo emocionante com aproximadamente 11 minutos, apresentando o testemunho inspirador de um jovem refugiado originário do Iraque.

O vídeo narra a jornada do rapaz na procura de uma vida melhor, desde a perigosa travessia de barco até à Grécia, até à sua integração em Portugal com o apoio do Lisbon Project. Atualmente, o jovem trabalha num restaurante e sonha em reunir-se um dia com a sua mãe. Após a exibição do vídeo, os cerca de 30 participantes tiveram oportunidade de partilhar as suas emoções e opiniões. Algumas expressaram sentimentos de compaixão perante a realidade retratada, destacando a importância de abordar questões tão urgentes nos dias de hoje.

Foram levantadas várias questões pertinentes durante as discussões, incluindo a diferenciação entre migrantes e refugiados, a perceção de acolhimento em Portugal e as condições de vida dos migrantes no país, muitas vezes em habitações sobrelotadas e sem condições adequadas. Os participantes demonstraram uma enorme consciência em relação aos desafios enfrentados por migrantes e refugiados na procura por dignidade e uma vida melhor, realçando também a sensibilidade e a importância intrínseca deste tema.