Em 2021, a proposta de implementar uma rede de jardins alimentares no concelho foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Tavira. Para a sua implementação foram selecionados os primeiros espaços urbanos, nos quais será possível executar o projeto, e promovida a colaboração ativa dos cidadãos na elaboração das regras de funcionamento dos jardins, através da recolha de contributos, em reuniões realizadas em cada uma das seis freguesias do concelho.

Após estas sessões, foi constituída uma comissão de cocriação, da qual fazem parte cidadãos e cidadãs, técnicos e decisores políticos do Município de Tavira, que durante várias sessões delinearam e elaboraram as normas que agora compõem o regulamento municipal dos jardins alimentares. O resultado deste trabalho colaborativo encontra-se, atualmente, em consulta pública, podendo os contributos ser remetidos, até ao dia 27 de maio, através da plataforma criada para o efeito, em https://tavira.onesource.pt/pt ou por email para camara@cm-tavira.pt.

Esta iniciativa é uma das 11 ações-piloto do Projeto PHOENIX, financiado pela União Europeia. Para mais informações, consultar https://cm-tavira.pt/site/participacao-publica/.