O LAC – Laboratório de Actividades Criativas apresenta «Portefólio #02» de Ricardo Rebola, em parceria com a APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, e com inauguração marcada para o dia 24 de abril, às 18h. Nesta exposição, o talentoso artista apresenta uma coleção vibrante de obras que retratam a figura humana, naturezas mortas e paisagens, revelando uma explosão de cor e emoção inspirada pelos impressionistas. Com uma técnica marcante e uma paixão pela expressão artística, Rebola convida o público a mergulhar, até dia 31 de maio, no seu mundo de criatividade e emoção.

Ricardo Rebola nasceu em Coimbra, há 49 anos, e foi através da representação da sua cidade – da Torre da Universidade às margens do Mondego – que primeiro expressou a paixão pelo desenho e pelo mundo da arte, criando um conjunto de exercícios técnicos de aperfeiçoamento. Com passagem pelo ensino artístico (na área da cerâmica) e na APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, por atividades em campos diversos, encontrou nos ateliês de expressão plástica a verdadeira vocação.

Nos últimos anos, tem vindo a desenvolver uma vasta obra, inserida em diversos projetos promovidos pela Associação, focada na figura humana, nas naturezas mortas e nas paisagens. É sobretudo nas últimas que mais facilmente se descobre o Ricardo-artista: influenciado pelos impressionistas, exalta a cor através de movimentos pontilhistas e pinceladas curtas, explosões cromáticas feitas de pura emoção. Ricardo Rebola pinta com a naturalidade com que outros escrevem, pelo que os seus gestos ao criar são o espelho das suas sensações. Mais recentemente, aprofundou a capacidade excêntrica no uso do pastel, tomando o exagero como traço distintivo e mudando a aparência exata do real, surpreendendo amiúde com essa plasticidade.