Salir, uma das mais típicas freguesias rurais do interior do concelho de Loulé, espera ansiosamente pela chegada da Quinta-feira da Ascensão para dar início às comemorações da Festa da Espiga, que este ano se assinala nos dias 9,10 e 11 de maio. O evento é um verdadeiro cartaz turístico do interior rural que ancora o seu êxito na autenticidade das suas gentes, nas tradições, usos e costumes.

Em 2020, a Festa da Espiga foi uma das finalistas das «7 Maravilhas da Cultura Popular», afirmando a sua autenticidade e diferenciação no campo da cultura popular. Nesta que é a 57.ª edição da Festa da Espiga, a Junta de Freguesia de Salir, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, preparou um cartaz formidável para todos os seus visitantes. Assim, Salir vivenciará intensamente as tradições e os seus costumes, onde o folclore, o artesanato, exposições, gastronomia, música, animação e a arte de bem receber são motivos para nos visitar.

O Desfile Etnográfico continua a ser o momento alto das festividades, um cortejo onde a população da freguesia de Salir, com empenho e dedicação, decora os seus carros tradicionais e os figurantes trajados a rigor dão brilho a esta Festa, mostrando as raízes e a cultura do território. À noite, o palco receberá conceituados e marcantes nomes da música portuguesa, com José Malhoa, Dino D`Santiago e Sara Correia a serem os cabeças de cartaz.

Foto: Daniel Pina