Em São Brás de Alportel, as comemorações do 50.º aniversário da Revolução do 25 de abril de 1974 tiveram início em janeiro e vão decorrer até ao final de 2025, contando com um programa sobrelotado de iniciativas em abril, muito especialmente de 24 a 26 de abril.

No dia 24 de abril o serão é de poesia, na Biblioteca Municipal, com a participação de Sónia Pereira e Carlos Boita. No dia 25, as comemorações têm início pelas 10h, nos Paços do Concelho, com a cerimónia de hastear da bandeira, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e a colaboração do Corpo de Bombeiros Voluntários. Honrando o direito de associação, uma das conquistas de abril, seguir-se-á um desfile de associações do concelho de São Brás de Alportel.

Às 10h30, no Largo de São Sebastião, o Grupo Carolas e muitos amigos que se associaram apresentam a representação artística «25 de abril de 1974», fruto de uma iniciativa que irrompeu espontaneamente da comunidade. No Largo e troço sul da Av. da Liberdade, que deve o seu nome à Revolução dos Cravos, respira-se memória, com um cenário representativo onde tomam presença os automóveis da época, decorado por elementos artísticos de onde ressalta o cravo gigante que ultrapassa os 6 metros de altura.

Pelas 11h, após uma breve visita à exposição «25 de abril: o virar da página... 50 anos de Democracia» que está patente na Galeria Municipal até 30 de abril e que estará em itinerância por diversos espaços do concelho a partir de maio, todos são convidados a participar na Sessão Solene Comemorativa «Tributo à Memória, Sementes de Futuro», no São Brás Cineteatro Jaime Pinto. Este será o momento em que o Município de São Brás de Alportel irá distinguir e homenagear um conjunto de são-brasenses que semearam a Democracia, lutaram pela Liberdade e deram o seu contributo para a concretização da Revolução dos Cravos e da implementação do Poder Local Democrático, que foi outra das mais relevantes conquistas de abril. Os elementos das Primeiras Comissões Administrativas, bem como todos os são-brasenses que desde 74 presidiram à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal, serão dignos deste tributo.

As sementes do futuro são lançadas pela voz dos meninos e meninas da Turma de 3.º ano do Professor Jorge Gonçalves na Escola EB1 Ji de São Brás de Alportel e do CARTES – Conservatório de Artes do concelho, dirigido por António Jorge Pinto, que brindará os presentes com uma emotiva viagem musical pela Liberdade. O dia terminará com um concerto protagonizado pelo conceituado e talentoso artista português Buba Espinho, que partilhará o palco com o Coro Infantojuvenil da Liberdade, um momento único, a partir das 21h30, no Largo de São Sebastião, com entrada gratuita.

O programa do dia integra ainda, pelas 10h, mais uma edição do tradicional Jogo de Solteiros e Casados que o Grupo Desportivo e Cultural de Machados realiza desde há décadas neste dia e outra iniciativa desportiva, pelas 11h, no Campo de Sousa Uva, onde a União Desportiva e Recreativa Sambrasense promove o 1.º Walking-Football, encontro de jogadores com mais de 50 anos, nascidos antes de abril de 1974. O Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas também se associou a esta data, tendo lançado o desafio aos alunos para a criação do logotipo das Comemorações, com o trabalho de Tiago Narciso a ser o escolhido para marcar esta efeméride.

«E depois de abril… Memórias com Sabor a Liberdade» é o tema da «Tertúlia Aqui entre Nós» que regressa à Galeria Municipal, no dia 26, pelas 21h30, com a participação do Capitão de Abril, Almirante Martins Guerreiro. No dia seguinte, os mais novos são convidados a dar asas à imaginação e a contruir «Cravos de Abril» no ateliê criativo «A Crescer e a Aprender» que a Biblioteca Municipal vai dinamizar a partir das 16h. O programa deste mês termina com uma noite de Fado no Museu do Traje, marcada para as 21h do dia 28 de abril.