Olhão acolhe, até 20 de abril, a 7.ª Semana da Ria Formosa, promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), através da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, com a colaboração de vários parceiros, entre eles o Município de Olhão. A autarquia leva ao Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), onde decorre o evento, o «Circuito Natureza Divertida», com o qual desafia os alunos das turmas de 6.º ano de todas as escolas do concelho a participarem num pedipaper. O percurso, composto por seis postos, conta com uma equipa técnica para desenvolver ações com os discentes que, no final, recebem uma peça de um puzzle, que será depois montado na escola.

O «Circuito Natureza Divertida» conta com a colaboração do RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, o que permite às crianças ajudarem a devolver à natureza gaivotas que estiveram a recuperar no centro. O Museu Municipal também participa, mostrando o património cultural do concelho e, por fim, os alunos têm ainda acesso a uma sessão de cinema, onde podem ver o filme «Cavalos de Guerra», de João Rodrigues.

Esta Semana é dedicada à sensibilização ambiental nos concelhos abrangidos pelo PNRF, visando a partilha pedagógica de experiências com a comunidade local e visitantes e, em simultâneo, o desenvolvimento de atividades sobre os valores naturais desta importante zona húmida e a sua biodiversidade, onde se apoiam as muitas atividades económicas, tais como o turismo, o desporto, a pesca, a produção de sal e o marisco. Com este projeto, e em alinhamento com o Plano de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa, o ICNF pretende estimular as parcerias com a comunidade local, entidades públicas, privadas e associações, e contribuir para uma sociedade com pessoas comprometidas e ativas na proteção e restauro dos ecossistemas que sustentam a vida e as atividades humanas.