Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves realiza-se, no dia 5 de maio, Dia da Mãe, pelas 9h30, com partida do complexo das piscinas municipais da cidade, o 14.º Silves Tour. A atividade, de cariz desportiva e solidária, apoiará este ano a APPDA Algarve – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, através das verbas angariadas no âmbito da campanha «#EuAjudo!» com a venda de t-shirts alusivas ao evento.

Como habitualmente, o Silves Tour conta com três opções de participação: a marcha-corrida (que integra o calendário regional do IPDJ), com dois percursos opcionais, um de 6,5 quilómetros e outro de 11,4 quilómetros; o passeio guiado de Bicicleta / BTT, com uma distância de 20 quilómetros e grau de dificuldade médio/baixo; a 8.ª Mini Mamã, que pretende assinalar o Dia da Mãe e que consiste numa mini caminhada de 2 quilómetros pela ciclovia da zona ribeirinha, com um programa de atividades direcionadas para toda a família, especialmente para as mães e crianças de todas as idades, podendo ser efetuada em passeio com carrinhos de bebés, triciclos, bicicletas, trotinetas, etc. Junto ao complexo das piscinas municipais de Silves haverá, ainda, o Espaço Mini Mamã, onde os mais novos, as mães e toda a família poderão desfrutar de diversos jogos, gincana de bicicleta e aulas de grupo.

As t-shirts poderão ser adquiridas antecipadamente no Complexo das Piscinas Municipais de Silves, Juntas de Freguesia do concelho e na sede da APPDA Algarve, ou no local no dia do evento, tendo um custo associado de 6 euros (tamanho de adulto) e de 4 euros (tamanho de criança). A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória (para efeitos de seguro desportivo) em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=21060, ou no local. No passeio de bicicleta o uso de capacete é obrigatório.

A Autarquia de Silves continua também a dinamizar a campanha «Lixo Zero 0 – Ambiente 100», que pretende sensibilizar todos os participantes para a necessidade de redução do lixo e diminuição da sua pegada ambiental, sendo solicitado a cada um que traga a sua garrafa/cantil para que, durante a prova, a organização possa reenchê-la. A edição de 2024 do Silves Tour tem como entidades parceiras a APPDA Algarve – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Programa Nacional de Marcha e Corrida, o Plano Nacional de Ética no Desporto e o Programa Nacional de Desporto Para Todos; e conta com o apoio das Frutas Lurdes, Frutas Mourinho, Frutas Tereso, Farmácia ASM João de Deus, Ponto Seguro – Mediação de Seguros, Agrupamento de Escolas de Silves, ADECT, BTT Algarve Maniacs, Clube BTT de Silves, Associação Extremosul, Clube Xelb, Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha-Gare, ADECT – Associação Desportiva e Cultural de Tunes, Altimetria – Associação Desportiva, Núcleo de BTT dos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines, Sociedade Columbófila de Messines, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Silves e Guarda Nacional Republicana – Destacamento Territorial de Silves.