O Turismo do Algarve vai participar, na próxima semana, num evento com dezenas de operadores turísticos norte-americanos para lhes dar a conhecer a diversidade e a autenticidade da oferta do maior destino turístico português, onde os visitantes provenientes dos Estados Unidos da América têm apresentado um peso crescente. Este é apenas o próximo momento de um conjunto de ações inserida numa estratégia específica para os mercados dos Estados Unidos e do Canadá, de forma a potencializar os benefícios do aumento do número de voos que ligam o destino a estes mercados. No total, virão a Portugal conhecer o Algarve cerca de 200 norte-americanos de várias proveniências geográficas.


Prevendo a continuação da expansão significativa do interesse norte-americano pela região, o Turismo do Algarve delineou uma dezena e meia de ações para levar a cabo ao longo de 2024, e que incluirão visitas de campo com operadores turísticos, jornalistas e influencers daquele país. O interesse crescente dos norte-americanos pelo Algarve está patente na evolução do número de turistas. Em 2023, estes foram responsáveis por mais de 480 mil dormidas no destino, o que correspondeu a um aumento de 24,1 por cento face a 2022 e a um crescimento de 70,3 por cento em relação a 2019\. No que diz respeito ao número de hóspedes em 2023, atingiu-se um valor próximo dos 180 mil, mais 27,3 por cento do que em 2022 e mais 68 por cento em comparação com 2019. “Os EUA são já o sétimo mercado externo com mais peso na região. Os visitantes deste país, conjuntamente com os do Canadá, procuram, e encontram, no Algarve, alguns dos melhores campos de golfe e praias da Europa, no ponto mais ocidental do nosso continente, a menos de sete horas de viagem da costa leste daqueles países. As ações desenvolvidas pelo Turismo do Algarve visam acentuar a notoriedade do destino nas suas muitas valências apreciadas nos EUA e Canadá, e que passam também pela gastronomia, enologia e atividades de natureza”, explica André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

Perante o aumento significativo da procura do mercado norte-americano pelo Algarve, que tem vindo a verificar-se desde a pandemia, o Turismo do Algarve quer capitalizar este interesse crescente. Neste sentido, o novo plano estratégico inclui o reforço da organização de ações promocionais junto deste mercado, durante os próximos meses, como forma de incentivo a um maior número de visitas à região e um importante contributo para assegurar a viabilização e até o prolongamento de futuras rotas. Apesar do adiamento para o Verão de 2025 do início da operação da United Airlines em Faro, recentemente anunciado, o aumento das frequências da companhia canadiana Air Transat para a capital algarvia e o crescimento da procura por ligações indiretas ao Algarve, que se tem vindo a registar, confirmam a tendência de maior interesse em torno do destino e trazem boas perspetivas para o fortalecimento da relação dos turistas norte-americanos com o Algarve. “O plano que desenvolvemos previa, obviamente, uma série de ações em torno do lançamento da rota da United Airlines com destino a Faro, mas não se esgota aí. Esta alteração de planos não condiciona a nossa estratégia de captação de turistas provenientes dos EUA. Há uma série de outras oportunidades que estamos a explorar e que terão igualmente impacto junto desse mercado”, avança André Gomes. “Das conversações que temos mantido com a United Airlines, registamos que o entusiamo da companhia aérea por adicionar o Algarve ao seu portefólio de destinos se mantém”, refere.

De recordar que o atraso no lançamento do primeiro voo direto entre EUA e Algarve resultou da suspensão de algumas atividades de certificação levadas a cabo pela Federal Aviation Administration (FAA) – a entidade reguladora da aeronáutica norte-americana – o que obrigou a United Airlines a adiar o lançamento de algumas das suas novas rotas, entre as quais a ligação com destino a Faro. Também adiadas, até final do ano, foram várias ações associadas ao lançamento da primeira rota direta entre os EUA e o Algarve, e que estavam calendarizadas para abril e maio. Entre estas iniciativas encontra-se o lançamento de uma campanha digital de promoção do destino e a organização de diversas visitas de imprensa direcionadas a jornalistas de publicações de referência. Esta iniciativa será agora encetada numa fase próxima à inauguração da rota Newark-Faro, reagendada para 2025.