A Universidade do Algarve é um dos parceiros do novo Centro de Excelência para a inovação pedagógica no Ensino Superior, designado South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network (SAPIEN). Com um orçamento global de 3 milhões e 750 mil euros, o SAPIEN, que reúne nove parceiros, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tendo a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) a missão de beneficiário intermédio, no âmbito do programa «Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital 04/C06-i07/2023 – Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de centros de excelência de inovação pedagógica».

O SAPIEN, liderado pela Universidade Nova de Lisboa, além da Universidade do Algarve, integra ainda as universidades dos Açores, da Madeira e de Évora, os Institutos Politécnicos de Beja, Portalegre e de Setúbal, e o Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior. No protocolo que formaliza a criação do consórcio, as instituições comprometem-se a “promover a inovação pedagógica, com forte componente digital, privilegiando as áreas não-tecnológicas (ciências sociais, humanidades e artes); e consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior através de uma abordagem sistémica que privilegie práticas inovadoras eficientes na promoção de ensino de qualidade”.

Na prática, a aposta passará por uma estratégia global assente em três linhas de ação. A primeira estabelece um modelo pedagógico centrado nos estudantes e nas suas aprendizagens, ajustado à coconstrução do conhecimento e ao desenvolvimento de competências relevantes. A segunda assenta no desenvolvimento profissional de docentes sobre metodologias de ensino e de avaliação alinhadas com o modelo pedagógico, com recurso a ferramentas digitais. A terceira linha de ação centra-se nos ambientes enriquecidos de aprendizagem, modernos e potentes, com integração significativa de recursos tecnológicos e digitais.

O consórcio cobre uma área geográfica extensa do sul do continente, bem como as Regiões Autónomas, pretendendo-se que tenha um impacto relevante nas Instituições de Ensino Superior (IES) que o integram em termos da promoção da inovação pedagógica e da abordagem metodológica em rede, suportada nomeadamente numa plataforma colaborativa (Pedagogical Innovation Hub).