A Associação de Turismo do Algarve atribuiu o selo «Save Water» ao Vila Vita Parc pelo compromisso do resort com medidas que levam à gestão eficiente dos recursos hídricos e consequente poupança de água, com efeitos na região. A iniciativa é coordenada pela Associação de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal e com a ADENE – Agência para a Energia.

A preocupação com os recursos hídricos e com a poupança de água é, há muito tempo, uma das questões fulcrais nas prioridades de gestão do resort algarvio. Para além do sistema inteligente de gestão de rega (35 por cento do qual é computorizado e, mediante as condições exteriores, aplica a quantidade certa de água) e de manutenção dos jardins, que passa por apostar em plantas com menos manutenção e menos necessidade de rega, o ponto forte é o sistema de dessalinização de água do mar que, atualmente, fornece cerca de 50 por cento de água captada para piscinas, lagos e jardins do Vila Vita Parc. Em funcionamento desde 2015, este sistema opera sob um campo de ténis, invisível aos olhos dos hóspedes e visitantes, mas imprescindível para o crescimento sustentável de um resort com 23 hectares, com exigências acima da média.

A atribuição do selo decorre da adesão voluntária do resort ao programa «Compromisso com a Eficiência Hídrica», lançado para o setor do turismo do Algarve, e prova que o Vila Vita Parc está no caminho certo no que toca à gestão de recursos, e em consonância com o cenário envolvente.