No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril, as Ruínas Romanas de Milreu, monumento afeto ao Património Cultural, I.P., promove nesse dia, às 19h30, a visita guiada «Ruínas de Milreu ao occasus solis». «Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza» é o tema escolhido para este ano, propondo um olhar sobre o passado, como forma de reflexão sobre o património partilhado e os desafios que se colocam hoje e para o futuro.

Em 1982, o ICOMOS estabeleceu o dia 18 de abril como o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), seguido da adoção pela UNESCO, durante a sua 22.ª Conferência Geral. Todos os anos, o ICOMOS propõe um tema para atividades a serem organizadas pelos seus membros e parceiros e por todos aqueles que queiram participar nesta comemoração. A Carta de Veneza foi adotada em 1964, duas décadas após a Segunda Guerra Mundial, numa época que prometia progresso e desenvolvimento económico ilimitados. Seis décadas depois, o mundo enfrenta uma emergência climática, um número crescente de catástrofes naturais e conflitos, que levam à destruição de locais culturais e à deslocação em massa de populações.

Testemunhos vivos de tradições seculares de um povo, os monumentos históricos são um património comum, que urge salvaguardar para as gerações futuras, com toda a riqueza da sua autenticidade. A Carta de Veneza apresenta, assim, os princípios internacionais orientadores da conservação e do restauro dos monumentos, entendendo que “a conservação e restauro de monumentos visa salvaguardar tanto a obra de arte como o testemunho da história” (artigo 3.º).

A participação é gratuita (máximo 30 participantes), mediante inscrição para milreu@patrimoniocultural.gov.pt.