A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, o Município de Silves, o Europe Direct Algarve e o Programa Regional ALGARVE 2030 celebram o Dia da Europa, 9 de maio, com um conjunto de atividades e iniciativas descentralizadas e que visam, sobretudo, promover uma melhor compreensão de como a União Europeia molda a vida quotidiana da região (#EUinMyRegion) e como podemos contribuir para a mesma.

As comemorações deste ano têm início na sede da CCDR Algarve, pelas 9h30, em Faro, com o Hastear da Bandeira ao som do Hino da Europa, pelos alunos da EB1 da Ria Formosa, de Faro. Segue-se a inauguração da exposição «Pilar dos Direitos Sociais da União Europeia», de autoria da Comissão Europeia, dinamizada pelo Europe Direct. Pelas 10h, no mesmo local, dá-se a apresentação do novo projeto de Inclusão Social para públicos vulneráveis – «Legos 2.0», coordenado pelo MAPS e em articulação com o CASA, o GATO e os Municípios. Desenvolvido com financiamento europeu do CRESC ALGARVE 2020, e agora com o ALGARVE 2030, este projeto traz uma abordagem local inovadora de desenvolvimento social à população que se encontra em risco de exclusão social e em situação de sem-abrigo.

As celebrações deslocam-se depois para Silves, onde se destaca a visita ao projeto energético das Piscinas Municipais de Silves, financiado pelo CRESC ALGARVE 2020 e que se traduziu numa poupança energética de 42 por cento, sendo hoje uma referência de investimento para outros municípios. Ao longo do período da tarde acontecem ainda atividades diversas promovidas pelo Europe Direct em conjunto com o Município de Silves, terminando, pelas 18h, na Biblioteca Municipal de Silves, com o «Sunset Europa», que pretende ser um espaço participativo, de partilha e reflexão sobre o projeto europeu, pautado por momentos culturais que celebram uma Europa «Unida na diversidade».

O Dia da Europa nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985, e foi celebrado pela primeira vez em 1986, ano em que Portugal e Espanha aderiram à Comunidade Económica Europeia (CEE), como era então denominada a atual União Europeia. A data escolhida remete para a Declaração Shuman, de 1950, que defendia a criação de uma entidade supranacional como passo para garantir a paz na Europa e evitar as guerras entre países europeus, as bases fundadoras do que é hoje a UE.