Tavira recebe, de 25 a 27 de maio, as Jornadas Técnicas em Agricultura Biológica, a acontecer em vários locais de referência do concelho como as quintas biológicas certificadas «Quinta Pomar» e Sociedade Agrícola da Gomeira, mas também no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), no Polo de Inovação de Tavira e no Centro de Experimentação Horto-Frutícola do Patacão, Polo de Inovação de Faro, em Faro.

Com o objetivo de promover, atualizar e consolidar conhecimentos técnicos em Agricultura Biológica junto de agricultores, agrónomos, técnicos, e também de interessados em geral, o amplo programa combina sessões teórico-práticas de horticultura e fruticultura biológica onde é aprofundada a nova Legislação Europeia para a Agricultura Biológica. As Jornadas são conduzidas por Jorge Ferreira, licenciado em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia/UL, Portugal, em 1991. Em 1999 fundou a AGRO-SANUS, empresa de serviços de consultoria técnica (à produção e ao investimento) em agricultura biológica, onde atualmente trabalha como sócio-gerente e consultor.

É autor do «Guia de Fatores de Produção para Agricultura Biológica» e do livro «As Bases da Agricultura Biológica – Tomo I – Produção vegetal», sendo ainda autor ou coautor de outros livros e fichas técnicas sobre fruticultura e olivicultura em produção biológica. Tem publicado diversos artigos em atas de Colóquios e Congressos e em publicações de divulgação técnica, é pomicultor biológico no Ribatejo Norte e membro do Conselho de Certificação da CERTIPLANET, órgão consultivo em organismos de certificação de agricultura biológica. Foi professor convidado na Escola Superior Agrária de Coimbra, onde lecionou na disciplina de «Agricultura Sustentável». Foi também professor convidado no Instituto Superior de Agronomia na disciplina de «Agricultura Biológica» (2008-2014). Tem sido formador em cursos de agricultura biológica para agricultores ou para técnicos agrícolas, em Portugal continental, Madeira e Açores.

As Jornadas Técnicas em Agricultura Biológica contam com a colaboração da CCDR Algarve I.P. | Agricultura e Pescas e integram o programa «MedAdap Tavira: Agroecologia em contexto Mediterrânico», que surge no âmbito de protocolo celebrado com o Município de Tavira. O projeto apoiado pelo Município de Tavira apresenta-se como um programa reforçado de iniciativas para promover e apoiar métodos de agricultura biológica sustentáveis, práticas ecológicas e regenerativas, com o objetivo de otimizar a eficiência hídrica, minimizar o impacto ambiental e fortalecer a biodiversidade, contribuindo para a promoção da saúde e bem-estar da comunidade.

A iniciativa é gratuita, mas o almoço não está incluído. A inscrição é obrigatória e deverá ser efetuada através de preenchimento de Jornadas Técnicas em Agricultura biológica (google.com).