Vila Real de Santo António assinala, no dia 13 de maio, o 248.º aniversário da sua fundação com um concerto da banda UHF e a habitual Sessão Solene, onde serão homenageadas personalidades que se destacaram pelo seu mérito.

No dia 13 de maio, feriado municipal, os festejos iniciam-se com o Hastear da Bandeira, às 9h, no edifício dos Paços do Concelho, na Praça Marquês de Pombal, cerimónia protocolar que será acompanhada pela Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Real de Santo António. Às 9h30 terá lugar a inauguração do Posto de Turismo de Vila Real de Santo António, que ficará localizado na Rua Conselheiro Frederico Ramirez, em pleno Centro Histórico da cidade. O equipamento fará parte da rede de postos de turismo da Região de Turismo do Algarve, desempenhando um importante contributo para a promoção do território, num contexto de informação e apoio ao visitante.

Pelas 10h30 realiza-se a Sessão Solene Comemorativa, no Centro Cultural António Aleixo, durante a qual serão homenageados vila-realenses que se destacaram pelo seu mérito e pelos seus contributos para o concelho. Na ocasião, serão atribuídas distinções honoríficas a António Murta (medalha de honra da cidade); Lourdino Marques (medalha de mérito profissional a título póstumo); Maria Fernanda Santos (medalha de mérito profissional a título póstumo); Carlos André Gomes (medalha de mérito profissional a título póstumo); e Joaquim Gouveia (medalha de mérito profissional). Será ainda atribuída a medalha de mérito desportivo à Associação Naval do Guadiana.

À noite, a Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António, recebe um dos pontos altos da programação, um concerto da mítica banda UHF, a partir das 22h. As festividades encerram com um magnífico espetáculo de fogo-de-artifício, à meia-noite, em pleno Rio Guadiana, na zona frente à capitania. A programação das celebrações inclui ainda um conjunto de torneios desportivos, assim como o Festival Histórico Vila Real de Santo António Setecentista, que terá lugar nos dias 17, 18 e 19 de maio.