A Teia D’Impulsos celebrou, de 24 a 28 de julho, a 9.ª edição do Lota COOL Market, juntamente com os 100 anos da Cidade de Portimão, num ambiente de pura diversão e sustentabilidade. Ao longo de cinco noites, a Antiga Lota na Zona Ribeirinha de Portimão foi palco de um evento repleto de arte, música, dança, animação, comida deliciosa e uma fusão de culturas.

O Lota COOL Market focou-se em apresentar um conceito sustentável e com artesanato de design. Os produtos expostos foram selecionados com base na valorização das cadeias curtas de mercado, dando prioridade aos artesãos locais e regionais do Algarve. Esta abordagem, não só reduziu a pegada ecológica do evento, como também incentivou a economia local. Alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, foram promovidas ações de combate ao desperdício alimentar e de incentivo à reciclagem.

À semelhança do que aconteceu em edições passadas, o certame contou com excelentes atuações ao vivo, com o palco Choque Frontal ao Vivo a abrir com um espetáculo surpresa do Estúdio Dança+, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila, e do Presidente da Direção da Teia D’Impulsos, Luís Brito, acompanhado pelos músicos Luís Capitão, Leonardo Pisco e Tato Rezende. A noite de calor fechou ao som do DJ Simon.

Nos dias seguintes, também pisaram este palco a cantora Ana Tereza e o seu entourage, a DJ Lolo, os alentejanos Adiafa, seguidos do portimonense residente DJ Kobertor. No sábado, foi a vez do cantor Daniel Kemish subir ao palco, conhecido pela sua música americana, folk e country, com um som distintivo que mistura raízes tradicionais americanas com influências contemporâneas. A sua atuação foi seguida do DJ Trippy, produtor conhecido pelas suas misturas inovadoras de música eletrónica e beats contagiantes. Para fechar o último dia, ainda se dançou ao som dos Knight Riders com o seu reportório de música dos anos 80.

Decorado pela associação cultural Palco das Ondas Invisíveis Studio (P.O.I.S!), o Jardim Visconde Bivar respirou tranquilidade, cor e leveza no meio do silêncio da sua natureza. As tardes contaram sempre com a presença da Kidz&Kraftz, onde as crianças puderam desfrutar de workshops de arte e reciclagem, dando novo significado e vida a uma variedade de objetos de forma divertida. No sábado, contou-se ainda com a participação do Páteo D’Artes, onde as crianças puderam passar de «ilha» em «ilha», com atividades diferentes em cada uma, explorando o maravilhoso mundo da arte e cultura.

(...)

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Teia D’Impulsos

Veja a reportagem completa em: