Foi inaugurada, no dia 10 de setembro, a obra de remodelação e ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo de Alcantarilha, na sequência de um investimento global de 1 milhão e 912 mil euros da parte do Município de Silves, comparticipados a 80 por cento pelos Fundos Europeus geridos na região, no âmbito dos programas regionais CRESC ALGARVE 2020 (1.ª fase) e ALGARVE 2030 (2.ª fase). A intervenção traduziu-se na modernização e ampliação das salas de aula, melhoria das condições dos espaços, em termos funcionais, ambientais, de conforto térmico/acústico, bem como das instalações sanitárias para alunos com mobilidade reduzida, dos espaços exteriores (criação de espaço coberto) e da ampliação de novos espaços – refeitório, biblioteca, sala de professores – sendo para tal ampliados os dois pisos da escola.
No piso térreo foi criada uma área destinada a refeitório, devolvendo a sala polivalente à sua função original, e remodeladas as áreas da cozinha e dos serviços. Também foram remodeladas as instalações sanitárias, com inclusão de uma instalação para utentes com mobilidade reduzida.
No piso superior foram criadas áreas para a biblioteca, a sala de professores e a sala de reuniões e ampliadas duas salas de apoio para atividades de expressão plástica ou como salas laboratoriais. Também foram reordenadas as áreas exteriores com a criação de um anfiteatro ao ar livre, uma arrecadação e uma zona exterior coberta de ligação entre a escola e a entrada do recinto escolar. Após esta intervenção, o equipamento escolar terá capacidade para 140 alunos e melhores condições para a comunidade educativa.
Na ocasião, o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. José António Pacheco, sublinhou a importância dos investimentos promovidos pelos Municípios e que têm contribuído de forma relevante para uma boa utilização dos Fundos Europeus no Algarve, referindo que “temos conseguido juntar esforços no sentido de termos hoje um dos melhores parques escolares de Portugal”. Já Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, recordou o período em que era vereadora não permanente e que contatou com uma escola bem diferente daquela que agora ia iniciar um novo ano letivo. “Na altura eu dava aulas e fazia formação, percorria as escolas todas do Algarve e, efetivamente, esta precisava de obras. A EB1 de Alcantarilha tinha um projeto para avançar no Plano Operacional 2007-2013, mas isso não se concretizou. No PO seguinte não eram admitidos projetos de construções de raiz, pelo que tivemos que ser criativos para irmos ao encontro das vontades dos pais, da comunidade escolar, para que todos se sentissem mais confortáveis neste espaço”, apontou a edil.
Após um longo e difícil processo, a intervenção tornou-se finalmente uma realidade, “porque o ensino é um pilar estratégico prioritário para este executivo”. “Queremos estar próximos da comunidade escolar para procurarmos, em conjunto, soluções que vão ao encontro das ambições da população e das necessidades advindas do crescimento das pessoas que estamos a formar”, realçou Rosa Palma.
A operação de financiamento foi iniciada ainda no âmbito do PORTUGAL 2020, mas não foi concluída dentro do período de elegibilidade (31 de dezembro de 2023). Reunindo as condições aplicáveis às operações sujeitas a execução faseada, tal permitiu a sua concretização em duas fases, sendo a primeira apoiada pelo Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020 em 518 mil e 919,22 euros, ou seja, 80 por cento do investimento elegível – 648 mil e 649,03 Euros, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Entretanto, a Comissão Diretiva do Programa Regional ALGARVE 2030 já aprovou o financiamento da segunda fase, nos mesmos termos: 905 mil e 65,99 euros do Investimento Elegível – 1 milhão, 131 mil e 332,49 euros.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Veja a reportagem completa em: