Lagos recebeu, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, o 21.º Festival de Flamenco de Lagos, o mais antigo do género que se realiza em Portugal, com organização do Município de Lagos e da Ibérica Eventos & Espectáculos. A edição deste ano contou com três espetáculos de lotação esgotada no Centro Cultural de Lagos, recheados do som de guitarras mágicas com identidade própria, de baile de beleza e paixão, e, sobretudo, de vozes carregadas de emoção e festa.
No dia 12 subiram ao palco os Son de Cádiz, formação composta por artistas originários da província de Cádiz. Este cuadro flamenco apresenta um espetáculo puro «sem aditivos», no qual se recriam os sentimentos mais intrínsecos do ser humano, através do cante, do toque e do baile flamenco, como a dor, a raiva, a angústia, mas também os momentos mais festivos através de alegrías e bulerías. Conta, no al baile, com Abel Harana e Patricia Ibañez, no al cante e palmas Jesus Castilla, no cajón Naím Real e, no al toque (guitarra), Niño Manuel.
A 13 de setembro foi a vez de brilhar Alxaraf Flamenco, projeto original de flamenco que tem a particularidade de ter algumas das letras cantadas em ladino. São letras do cancioneiro sefardita que perduram na atualidade devido à transmissão oral e que são magistralmente interpretadas por três músicos virtuosos – Vicente Gelo (Al cante), David Chupete (Percussões) e Tino Van der Sman (Al toque guitarra) – contando também com a presença de dois bailaores flamencos, Alejandro Rodriguez e Zaira Prudencio.
O festival encerrou, no dia 14 de setembro, com Piano Flamenco, que surgiu da inquietude do pianista, produtor e compositor Miguel Angel Ortega. O músico apresenta um espetáculo diferenciador com temas clássicos do flamenco e também originais, fazendo-se acompanhar de Silvia Herrerias, bailaora que deleitou o público com diferentes «palos» deste género considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade. No al cante esteve Martin Jaén, na percussão Pakito Luke, no al toque (guitarra) Alberto Lucena, na trompeta Manuel Roldan e, nos sintetizadores, Miguel Ortega Jr.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Michel Januário
Veja a reportagem completa em: