A Feira da Dieta Mediterrânica regressou a Tavira, entre 5 e 8 de setembro, com um programa que refletiu o trabalho de colaboração desenvolvido pela comissão organizadora e que envolve entidades como a CCDR Algarve, a Região de Turismo do Algarve, a Universidade do Algarve, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve – polos de Faro e Vila Real de Santo António, a Associação In Loco, a Fundação INATEL e a TaviraVerde. Um dos pontos fortes do certame é, sem dúvida, a componente principal e a edição deste ano voltou a contar com nomes fortíssimos do panorama nacional.
No dia 5, logo a abrir a Feira, subiu ao palco instalado na Praça da República «o pai do rock português», Rui Veloso. Acompanhado pela sua banda de sempre, o carismático músico conduziu a plateia por uma viagem pelos principais sucessos de uma carreira com mais de quatro décadas e que começou quando, com 23 anos, lançou «Ar de Rock», álbum que o projetou no panorama da música nacional e onde constava o eterno «Chico Fininho». Eternas são também músicas como «Porto Sentido», «Não Há Estrelas No Céu», «Sei de Uma Camponesa», «A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)» e «Porto Côvo», com Rui Veloso, do alto dos seus 67 anos, a manter-se como a grande referência do cancioneiro português.
A fechar a Feira, no dia 8 de setembro, outro dos nomes fortes da música portuguesa, desta feita da nova geração, Fernando Daniel, e o resultado foi o mesmo, com a Praça da República a abarrotar de residentes e visitantes de todas as idades. O cantor e compositor português tornou-se conhecido do grande público ao vencer a quarta edição do The Voice Portugal, em 2016, e desde então nunca mais parou, tendo lançado «Salto» (2018), «+ Presente» (2022) e «V.H.S.» (2023) dos quais constam êxitos como «Casa», «Prometo», «Se Eu», «Voltas» ou «Dois». Foi, sem dúvida, o encerrar com «chave-de-ouro» da X Feira da Dieta Mediterrânica de Tavira.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina e fabiofreiraphotography
Veja a reportagem completa em: