Em Aljezur, o ano letivo de 2024/2025 iniciou-se, a 16 de setembro, com um conjunto de medidas e investimentos que visam garantir um ensino de qualidade e promover o bem-estar dos alunos. Em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas Professora Piedade Matoso (AEPPM), a Câmara Municipal de Aljezur implementou diversas iniciativas que abrangem desde a melhoria das infraestruturas escolares até ao apoio sócio educacional.
- Transporte escolar: A manutenção do transporte escolar para os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, através de meios próprios do município, e a contratação externa para os alunos do 2.º e 3.º ciclo, assegura a mobilidade de todos os estudantes. Este serviço representa um investimento municipal de 183 mil e 492 euros;
- Melhoria das infraestruturas: A aquisição e instalação de novos equipamentos de frio na cozinha da Escola Básica Professora Piedade Matoso, Aljezur, no valor de 34 mil e 796 euros, faz parte de um conjunto de intervenções que visam a melhoria e conservação nesta área da escola. A substituição da iluminação da cozinha e do pavilhão desportivo, bem como a substituição de tabelas de basquete e balizas no campo de jogos, são outras das ações a realizar.
- Equipamentos desportivos: Certificação dos equipamentos desportivos da Escola Básica Professora Piedade Matoso, Aljezur, que foram entregues sem certificação.
- Materiais escolares e leitura: A oferta de cadernos de atividades aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo, no valor de 43 mil e 143 euros, e a oferta de um livro do Plano Nacional de Leitura a todos os alunos, desde o pré-escolar ao 3.º ciclo, no valor de 11 mil e 870 euros, promovem o acesso a materiais pedagógicos e o hábito da leitura.
- Apoio sócio educacional: As Medidas de Apoio à Família, que incluem o acompanhamento dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo nos períodos fora do tempo letivo e as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), representam um investimento direto do município de aproximadamente 260 mil euros. A atribuição de verba para a aquisição de material didático e pedagógico, no âmbito da ação social escolar, e o apoio a projetos pedagógicos do AEPPM, como o «Dança Criativa» para o pré-escolar e as visitas de estudo, complementam este conjunto de medidas, no valor de 30 mil euros.
Foram ainda aprovadas as Bolsas de Estudo aos alunos do Ensino Superior, até ao limite de 60, que mais uma vez permitirá ajudar os jovens estudantes do concelho a continuarem os seus estudos no ensino superior. Através destes investimentos, e ao proporcionar um ambiente escolar mais estimulante e inclusivo, a autarquia de Aljezur contribui para o sucesso educativo e o desenvolvimento integral dos alunos.