Angelina Voloshchuk celebrou pela segunda vez consecutiva no Centro de Ténis e Padel de Faro e selou a passagem ao quadro principal de singulares do Faro Ladies Open, aumentando para seis o número de representantes portuguesas na 13.ª edição do torneio (este ano um ITF W35) que se desenrola até 20 de outubro com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis. 762.ª classificada no ranking WTA, a jovem de 17 anos eliminou a dinamarquesa Rebecca Munk Mortensen (570.ª) em duas partidas, pelos parciais de 6-3 e 7-5, num encontro disputado nos courts cobertos. O mau tempo obrigou à transferência de todos os embates de singulares para condições indoor e levou ao cancelamento da primeira ronda de pares, que deveria concluir a jornada desta terça-feira.

Angelina Voloshchuk foi a única portuguesa a atuar na segunda ronda da fase de qualificação e com o apuramento juntou-se a Matilde Jorge (366.ª) e às wild cards Sara Lança (970.ª), Maria Garcia (1.293.ª), Francisca Laúndes e Bárbara Brito no quadro principal de singulares. Todas jogarão numa «quarta-feira gorda» composta pelos 16 encontros da primeira ronda. Voloshchuk foi sorteada contra Sofia Shapatava (568.º) num duelo de qualifiers que cruza com o embate entre Garcia e a primeira cabeça de série, a austríaca Sinja Kraus (209.ª).

Ainda na metade superior, Jorge — a única portuguesa com entrada direta nesta fase da prova — vai desafiar a suíça Ylena In-Albon (319.ª), quarta pré-designada, na mesma secção do embate de Lança com a qualifier Salma Drugdova (569.ª) e num quarto do quadro que também conta com Laúndes (enfrenta a qualifier Johanne Christine Svendsen, 680.ª). Brito é a única portuguesa na metade inferior do quadro e abre a campanha contra a croata Mia Ristic (395.ª).

Fotografia: Gaspar Ribeiro Lança/Raquetc