Entre os dias 31 de outubro e 17 de novembro respira-se cultura em Olhão. O Município, com o apoio da empresa municipal Fesnima, promove o Arte Larga, evento sediado no Auditório Municipal Maria Barroso e que traz à cidade cubista dezenas de eventos nas mais diversas áreas e nomes sonantes da cultura. Exposições, música, cinema, instalações, fotografia, dança, livros, teatro, gastronomia, performances, poesia, palestras, homenagens e fantoches, farão parte destes 18 dias de atividades para todos os gostos e sensibilidades artísticas.

O artista olhanense José Sabino, falecido em 2023, estará em destaque nesta edição, sendo-lhe prestada homenagem no primeiro dia do evento com a inauguração da exposição «Sabino», que visa revisitar o trajeto artístico do pintor. José Sabino foi uma figura icónica de Olhão, cujo espólio agora teremos oportunidade de conhecer, depois de ter exibido o seu trabalho em várias exposições um pouco por todo o país e no estrangeiro.

Os grandes nomes da música também passam por Olhão neste Arte Larga, como é o caso de Pedro Abrunhosa e os Comité Caviar, que atuam na noite de 2 de novembro no Auditório Municipal, ou Domingos Caetano, vocalista e mentor da banda Íris, cuja carreira será destacada na noite de 9 de novembro, no mesmo local. A dança também estará em destaque com o espetáculo «Onde o vento não sopra», pela Companhia de Dança Contemporânea de Angola, assim como o teatro, com a peça «Diálogo do penitente e do arrependido», pela Companhia de Teatro do Algarve (ACTA).

O historiador António Rosa Mendes e a sua obra serão enaltecidos através de uma palestra, o humorista e apresentador Luís Filipe Borges fará um espetáculo de stand-up comedy e uma peça de teatro musical sobre a carreira de António Sala fecham estes 18 dias de cultura em Olhão. Conheça todo o programa em https://issuu.com/arte_larga/docs/arte_larga_olha_o_2024_-_programa.