A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, acolhe, entre 6 e 8 de novembro, das 18h às 20h30, a oficina performativa «Roubei um livro na cabine e hoje vou Ler» de João de Brito, do LAMA Teatro, cuja apresentação/performance terá lugar, no dia 9, pelas 21h30, no mesmo local. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição até dia 3 de novembro, através do e-mail biblioteca@cm-tavira.pt ou contactar os números 281 320 576 ou 281 320 585.

Os participantes vão ser convidados a «roubar» um livro de uma cabine de leitura, surripiando palavras de outrem que ecoam de certa maneira no seu íntimo. A ideia consiste em trazer um livro e as consequentes palavras para que se possa explorar a relevância desse objeto e seu conteúdo. “Se tivéssemos meia hora em que todas as pessoas do mundo nos estão a escutar, o que diríamos? Essa argumentação global é inspirada pelas palavras do livro que têm à frente e ampliada a partir do segundo objeto desta oficina, o telemóvel. Alguns participantes vão ler o que mais lhes interessa e o que acham mais relevante daquele livro, os outros vão estar em direto nas redes sociais, a partir de vários planos”, descreve João de Brito.

De acordo com o ator e encenador, interessa na ação pesquisar três planos da leitura: a leitura para nós (estar connosco); ler com o outro e a consequente partilha; ler em várias dimensões: para o mundo através da câmara do telemóvel, para quem filma e para quem nos rodeia in loco. Não é necessário ser ator/atriz ou ter formação artística para participar.