O Grupo de Trabalho em Artes Visuais e Processos de Criação do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, da Universidade do Algarve, organiza a I Conferência Internacional Processos de Criação, nos próximos dias 28 e 29 de outubro. Fruto da colaboração internacional iniciada em 2019 com o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o evento é dedicado ao tema das Teorias que moram nas práticas e será realizado na Universidade do Algarve, no Complexo Pedagógico do Campus da Penha, em Faro.

A conferência visa aprofundar o estudo dos processos criativos e as suas intercessões, contando com a participação de investigadores e especialistas de renome. Além das sessões principais, o evento promoverá duas oficinas pré-conferência que antecipam a discussão sobre processos criativos, a decorrer no sábado, 26 de outubro, na Galeria Gama Rama.

Assim, pelas 10h, terá lugar o atelier Pontos em Vista, conduzido pelos curadores Kenia Dias e Wagner de Miranda, que investigarão o movimento e a interação do corpo com o ambiente. Este atelier foca-se na criação a partir do estudo do movimento e dos seus desdobramentos poéticos, explorando questões como as diferentes maneiras de estar no espaço e as diversas qualidades de presença numa mesma sequência de movimento.

À tarde, pelas 14h, realiza-se o workshop Imagens Sensoriais, orientado por Camila Mangueira e Fabrício Fava. Este workshop pretende explorar sentidos, memórias e jogos, investigando a imagem como um ambiente multimodal que vai além da representação visual. A proposta da Metaimagem será central para a exploração dos sentidos e a criação de narrativas sensoriais.

A participação no evento é gratuita e confere certificado de participação. As inscrições estão abertas (aqui). Mais informações sobre a I Conferência Internacional Processos de Criação podem ser encontradas em www.ciac.pt.