Portugal conseguiu dois quartos lugares na última jornada do Campeonato do Mundo de Pista, em Ballerup, Dinamarca. A dupla de madison formada pelos gémeos Ivo e Rui Oliveira e Diogo Narciso, em eliminação, foram os representantes nacionais que ficaram à porta do pódio. Daniela Campos foi 12.ª na corrida por pontos.

A ciclista de Boliqueime esperou pelo último dia do Mundial para entrar em ação, mas hoje foi a primeira portuguesa a subir à pista, disputando a corrida por pontos. Numa prova que arrancou monótona, sem qualquer ataque nas primeiras 30 das 100 voltas de corrida, Daniela Campos esperou pela segunda metade para mexer com a corrida.

Nas últimas 40 voltas praticamente não houve momentos para respirar, sempre com múltiplos ataques a acontecer. Por isso, 14 das 24 participantes conseguiram dobrar o pelotão e uma delas foi Daniela Campos. Além dos 20 pontos da volta ganha, a portuguesa somou mais um, num sprint. Acabou a prova com 21 pontos, no 12.º lugar.

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, faz um balanço positivo da participação portuguesa neste Mundial e elogia a entrega dos corredores. “A Daniela fez uma boa corrida. Apesar de o resultado absoluto ter sido pior do que no ano passado, melhorou em termos de performance, porque somou mais pontos durante a prova, demonstrando que o trabalho com vista à melhoria de rendimento tem vindo a dar frutos”, declarou Gabriel Mendes.