As inscrições para a Monte Gordo Sand Race, uma das principais etapas da Taça do Mundo FIM de Corridas em Areia, estão abertas até ao próximo dia 8 de novembro. A competição decorrerá entre 22 e 24 de novembro, na Praia de Monte Gordo, reunindo pilotos de motos e quads de todo o mundo, que disputarão a penúltima prova desta prestigiada competição internacional. Será a quinta de seis etapas do campeonato, antecedendo a prova final, que ocorrerá em Hossegor-Capbreton, França, no final de novembro.

Nesta segunda edição, a Monte Gordo Sand Race reforça o seu estatuto no cenário mundial, integrando um calendário de seis provas que percorre quatro países: França, Argentina, Itália e Portugal. O evento português é uma das competições fundadoras da Taça do Mundo FIM de Corridas em Areia, ao lado de clássicos como o Enduropale du Touquet (França), o Enduro del Verano (Argentina) e o Bibione Sand Storm (Itália). A edição de 2024 inclui ainda as provas Ronde des Sables de Loon Plage e Ronde des Sables Hossegor/Capbreton, ambas em França.

Desportivamente, uma das grandes novidades deste ano é o aumento da pista para 6 quilómetros, o que garante maior segurança para os pilotos e melhores condições de visibilidade para os milhares de espetadores esperados. O percurso foi desenhado para proporcionar momentos de grande adrenalina, com desafios que prometem uma competição intensa junto à linha de costa. A competição será dividida em duas rondas, com a primeira a acontecer no sábado, 23 de novembro, e a segunda no domingo, 24 de novembro. A classificação final será determinada pela soma dos tempos das duas voltas.

O evento começa oficialmente no dia 22 de novembro, com as verificações técnicas, e inclui uma exposição pública das motos na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António, permitindo que o público tenha contacto direto com as máquinas e os pilotos. No dia 23 de novembro, antes do início da prova, os veículos irão desfilar pelas ruas da cidade até ao local da competição.

A Monte Gordo Sand Race é coorganizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) e pelo município de Vila Real de Santo António, sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).