Matilde Jorge apurou-se pela terceira vez na carreira para umas meias-finais de singulares e vai lutar pelo apuramento para a final da 13.ª edição do Faro Ladies Open, o ITF W35 que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza, até 20 de outubro, com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis. Depois de ter perdido um set pela primeira vez esta semana, a número dois portuguesa (366.ª classificada no ranking WTA) deu a volta a Gina Feistel (303.ª) e eliminou a quinta cabeça de série com os parciais de 2-6, 6-4 e 7-6(4) ao cabo de 2h55.

A jovem lusa demorou a entrar no embate, mas depois de passar ao lado da primeira partida aproveitou uma quebra de rendimento e alguns erros repentinos de Feistel para assinar o primeiro break do segundo set e entrar na discussão. A partir daí, Jorge aumentou a intensidade, explorou mais a esquerda da polaca e não largou o osso, mesmo quando a favorita passou — por duas vezes — para a frente no parcial decisivo. Mais corajosa, a tenista «da casa» colheu os frutos da persistência demonstrada, que acompanhou de mais iniciativa, e selou no tie-break uma vitória que já tinha ameaçado minutos antes, ao dispor de um 0-40 no jogo de resposta ao 4-4.

Campeã em Leiria e semifinalista em Santarém no início de setembro, Matilde Jorge vai jogar, em Faro, as terceiras meias-finais de singulares da carreira. A adversária de sábado, no segundo encontro das 12h, será Sinja Kraus (209.ª). A austríaca defende o estatuto de primeira cabeça de série e depois de eliminar as portuguesas Maria Garcia e Angelina Voloshchuk superou a espanhola Eva Guerrero Alvarez (879.ª) por 6-2 e 6-2.

A outra meia-final colocará frente a frente a francesa Yasmine Mansouri (346.ª) e a polaca Monika Stankiewicz (972.ª). Mansouri foi finalista do ITF W50 da Quinta do Lago na segunda-feira (o torneio terminou um dia mais tarde por causa do mau tempo) e esta tarde surpreendeu a suíça Leonie Kung (244.ª e ex-144.ª), segunda pré-designada, com os parciais de 6-3 e 7-5 no último singular do dia. Antes, Stankiewicz já tinha prolongado uma campanha que iniciou no qualifying ao vencer a norueguesa Malene Helgo (465.ª) por 6-3 e 6-4.

Nos pares, depois de uma jornada dupla para compensar o atraso causado pela chuva dos primeiros dias, a final será discutida entre Weronika Falkowska/Stephanie Judith Visscher (Polónia/Países Baixos) e Lia Karatancheva/Diana Marcinkevica (Bulgária/Letónia).

Foto: Gaspar Ribeiro Lança/Raquetc