A Semana do Animal organizada pelo Município de Olhão aconteceu entre 1 e 6 de outubro com muitas e variadas iniciativas. Os alunos da Escola do Largo da Feira puderam ser «veterinários por um dia» durante uma atividade realizada no Jardim Pescador Olhanense, que também acolheu uma demonstração e participação do grupo cinotécnico da PSP. No mesmo local teve lugar ainda a Feira do Animal, onde muitos patudos marcaram presença, e até houve uma cãominhada entre o dog park do Levante e o Jardim Pescador Olhanense.
Um dos momentos altos do programa foi a inauguração, no dia 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais, de mais um dog park, o quarto existente no concelho de Olhão, desta feita na Urbanização Custódia Mendes, com a presença do vereador do pelouro, Ricardo Calé. “Tentamos sempre trazer à comunidade aquilo que achamos que deve ser a intervenção na causa animal, porque não basta termos as associações que gostam muito dos animais, não basta ter a população um pouco mais desperta para estas questões, não basta os apoios que a autarquia concede às associações, há que «casar» todos estes conceitos”, considera Ricardo Calé.
Na cerimónia participaram igualmente alguns utentes da ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão, que já conhecem bem os animais do canil local, uma vez que existem, há cerca de um ano, terapias assistidas com estes munícipes. “Os animais saem do canil, não estão lá fechados, e têm uma interação com o humano, e os utentes também ganham com esta terapia”, analisa Ricardo Calé. “Olhão tinha apenas um parque canino, nos Pinheiros de Marim, e fizemos um investimento para a aquisição de mais sete, geograficamente distribuídos pelas várias freguesias do concelho, de modo a que a população possa interagir com segurança com os seus animais de estimação. E temos que ser também muito práticos e pragmáticos na maneira como encaramos as colónias de felinos. Queremos identificar e formar todos os cuidadores para que elas sejam legalmente constituídas e monitorizados e para que a interação entre o cuidador e o felino tenha regras”, apontou o vereador.
Ricardo Calé assumiu que as colónias de felinos fazem muita falta, uma vez que existem cerca de três mil gatos no concelho que não têm dono, mas avisou que elas devem ser instaladas em locais onde a comunidade envolvente os aceite naturalmente, como acontece, por exemplo, na Urbanização Custódia Mendes, onde se vai implantar precisamente a primeira colónia de felinos oficial. “Relativamente ao Centro de Recolha Oficial Animais do Concelho de Olhão, está praticamente concluído, falta apenas a estação de tratamento de águas. É um anseio da população com mais de 20 anos que vai ser finalmente uma realidade”, anunciou.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Veja a reportagem completa em: