A Orquestra de Jazz do Algarve comemorou, no dia 6 de outubro, o 20.º aniversário com o espetáculo «20th Straight Ahead» num Auditório Carlos do Carmo completamente esgotado. Foi uma tarde muito especial passada na cidade de Lagoa onde tem também, há 10 anos, a sua residência artística, e na qual foram destacadas todas as entidades que fazem parte deste percurso, já para não falar do público, claro está. E as estatísticas revelam que, anualmente, perto de 50 mil pessoas assistem aos concertos e atividades da Orquestra de Jazz do Algarve.

Depois das distinções e agradecimentos, passou-se à música propriamente dita, ao ritmo do Jazz e Swing. “Quando em 2004, neste preciso dia, a Orquestra fez o seu primeiro ensaio, em Lagos, a primeiríssima linguagem que apresentei aos músicos, e que serviria como base de trabalho, foi a música de Count Basie. Há poucos meses, a sugestão veio do pianista da Orquestra, Diogo Russo: ...e porque não fazer o Basie Straight Ahead completo?”, recordou o maestro e trompetista Hugo Alves. Dito e feito, interpretou-se um dos maiores marcos em matéria de registos discográficos, datado de 1968, quando Sammy Nestico compôs e orquestrou todos os temas para este disco da Orquestra de Count Basie. “Um disco intemporal, que se tornou histórico, central na história das Grandes Orquestras, central na história do jazz, e que marca uma colaboração de décadas entre os dois músicos”, descreve Hugo Alves.

Assim se passaram de 20 anos de existência da Orquestra de Jazz do Algarve, cuja Secção Rítmica é atualmente composta por Diogo Russo (piano), Hugo Santos (contrabaixo) e Maximiliano Llanos (bateria); nos Saxofones estão Ricardo Pires (alto), Rita Nunes (alto), Luís Miguel (tenor), António Flosa (tenor) e Jéssica Lourenço (barítono); nos Trombones tocam Nestor Díaz, André Ramalhais, Israel Lino e Felipe Andrades; e, finalmente, os Trompetes estão a cargo de Hugo Alves, Leon Baldesberger, Roberto Costa e Serge Seguy. A Direção Artística e Musical é de Hugo Alves.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Kátia Viola

Veja a reportagem completa em: