No âmbito do programa «Passeios na História de Tavira», o Museu Municipal de Tavira promove, no dia 19 de outubro, pelas 10h30, sob a orientação de Jaquelina Covaneiro (Arqueóloga, Câmara Municipal de Tavira) e Ricardo Louro (Técnico Superior de Património Cultural, Câmara Municipal de Tavira), uma visita orientada ao antigo Convento da Graça.
Fundado em 1542, o Convento da Graça de Tavira funcionou, até 1834, como centro da Ordem de Santo Agostinho nesta cidade. Durante a sua existência, o edifício passou por importantes obras de reconstrução no século XVIII, sob a direção artística de Diogo Tavares e Ataíde, deixando marcas visíveis da arquitetura barroca. A história deste local, no entanto, vai muito além dos muros do convento. Os trabalhos arqueológicos realizados entre 2002 e 2006 revelaram vestígios de um bairro medieval do período Almóada (séculos XII e XIII), enriquecendo, significativamente, a nossa compreensão deste local.
Os «Passeios na História de Tavira» têm como finalidade dar a conhecer o passado da cidade e do concelho, a paisagem, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial. A participação está sujeita a inscrição (máximo 30 pessoas), gratuita, até ao dia 18, através da ligação https://forms.gle/8pm9ZQ2d6ViZF3nJ6.