O Município de São Brás de Alportel celebra o 114.º aniversário da Implantação da República, no próximo sábado, 5 de outubro, com a inauguração da Galeria de Presidentes do Município, que foi fundado em 1914, “filho” da República.
As cerimónias têm início às 10h com o Hastear da Bandeira Nacional pelo Corpo de Bombeiros de São Brás de Alportel ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel. O programa tem continuidade, pelas 10h10, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde terá lugar a sessão solene comemorativa, que integrará a inauguração da Galeria de Presidentes, que pretende prestar tributo às personalidades que lideraram o concelho nos seus diversos órgãos autárquicos, desde 1914. Na totalidade, são meia centena de cidadãos que serão homenageados, onde se incluem os administradores do concelho (de 1914 a 1934); os Presidentes da Comissão Executiva que funcionou até à instauração da Ditadura Militar, ou seja, de 1914 até 1926; os presidentes da Câmara Municipal (de 1914 até à atualidade); e ainda os presidentes da Assembleia Municipal, órgão autárquico que surgiu após a Revolução de 25 de Abril de 1974.
A comunidade está convidada a participar nas comemorações desta data importante para a História de Portugal por tudo o que significou com a implementação de políticas e a defesa de direitos baseados nos ideais republicanos e com particular relevância para São Brás de Alportel, uma vez que a implantação da República foi um passo decisivo para a elevação deste território, na altura integrado no concelho de Faro, a concelho com identidade e gestão próprias em 1914. Nunca é demais recordar que o são-brasense João Rosa Beatriz teve um papel decisivo na criação e desenvolvimento deste concelho, pois conseguiu entre os republicanos o apoio necessário ao nível político e local para a autonomia de São Brás de Alportel. O seu empenho motivou a sua eleição como primeiro administrador do concelho.
A Galeria de Presidentes do Município, enquanto novo elemento de interesse patrimonial e turístico, de visita aberta ao público, vem complementar o Espaço Memória do Município, enriquecendo a Rota Memória de São Brás de Alportel.