No dia 26 de outubro, o projeto de ação de educação não formal para pais e filhos «Voar com a Música», pela O Corvo e a Raposa Associação Cultural, está de regresso ao Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, com as sessões a acontecerem da parte da manhã. Este projeto conta com 10 sessões ao longo do ano, distribuídas por três faixas-etárias, dos 0 aos 5 anos de idade, com um caráter dinâmico e vivências musicais participativas, sob direção artístico-pedagógica de Daniela Pinhel.

O projeto segue os princípios da teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon, que, apesar de não se apresentar como um método de ensino, é usado com base para criação de métodos e modelos de ensino por vários pedagogos. O seu grande objetivo é ajudar as crianças a desenvolver a audição tonal e rítmica de forma a aumentar a compreensão sobre a música sob várias formas (ouvir, interpretar, ver e criar). Todo este processo de aprendizagem será feito através de um ambiente imersivo, em que as crianças (e seus cuidadores) irão mergulhar num mundo de estímulos sonoros através da voz como instrumento primordial, bem como alguns instrumentos musicais e também jogos rítmicos, oferecendo sempre uma grande riqueza de tonalidades e ritmos usuais e não usuais. O projeto tem uma vertente cultural, artística e educativa, pois vai proporcionar vivências lúdicas, mas que em simultâneo estão a educar musicalmente os bebés e ao mesmo tempo os seus cuidadores.

Daniela Pinhel (Direção artística, Ukelele, oboé, sânzula e canto) faz-se acompanhar pelos músicos convidados Joana Godinho (Voz, shruti box e percussões) e Vasco Ramalho (Marimba, Glockenspiel e Percussões). A entrada para as crianças é gratuita, no entanto, só podem participar acompanhadas por um adulto.