A ARTIS XXI leva a cabo a quinta edição dos «Sons D’Aquém Mar», um festival que celebra, e divulga, a beleza da música antiga. Este ano, o público é convidado a assistir a três concertos de séculos diferentes.

Il Filo D’Oro são os protagonistas do concerto que inaugura o festival, no dia 8 de dezembro, na Igreja de Ferragudo, pelas 17h30. «Dura Memória – A Música em Camões» celebra os 500 anos do nascimento de Camões com uma proposta musical que homenageia o poeta e a História de Portugal. Este momento musical é “ideal para apreciadores veteranos da música antiga ou até para pessoas sem qualquer experiência”, afirmam os membros do projeto. Il Filo D’Oro é composto por Raquel Mendes, na voz soprano, Fernando Guimarães, como tenor, e Hugo Sanches no alaúde e vihuela.

O «Sons D’Aquém Mar» é composto por mais dois concertos nos concelhos de Lagoa e Lagos, dedicados aos compositores J.S.Bach e Georg Muffat e interpretados pela Orquestra Barroca D’Aquém Mar. A orquestra já é bastante presente na promoção e divulgação da música antiga, nomeadamente na região algarvia e desta feita será dirigida pelo maestro belga Sigiswald Kuijken. A direção artística é de Elsa Mathei e conta com músicos de renome a nível nacional que compõem o ensemble.

O primeiro concerto da orquestra será no dia 14 de dezembro, pelas 17h30, na Igreja Matriz de Lagoa e a encerrar o festival, domingo, dia 15, no mesmo horário, na Igreja de São Sebastião, em Lagos. O programa foca na música instrumental, com uma diversidade tímbrica muito rica: um Concerto de Cravo a solo e Orquestra, Suite Orquestral nº. 1; Concerto para Oboé e Violino solo com Orquestra e ainda, um Concerto Grosso de G.Muffat.

Os ingressos podem ser adquiridos fisicamente no local ou respetiva plataforma da Bol mediante o dia pretendido. Este evento é produzido pela ARTIS XXI em parceria com a Questão Repetida, com o apoio da Direção-Geral das Artes, Município de Lagoa e Município de Lagos.