O projeto «Entrelinhas: conversas literárias para leitores destemidos», da Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, foi distinguido, no dia 6 de novembro, com uma menção honrosa no Prémio Maria José Moura – Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais (2023), sendo uma das três bibliotecas municipais distinguidas a nível nacional. A envolvência da biblioteca pública, das bibliotecas escolares e o envolvimento dos jovens bookinfluencers da comunidade em prol da promoção da leitura no âmbito da promoção da leitura, da literacia digital e da inclusão social de populações com necessidades e interesses diversos foi o fator de distinção que levou ao reconhecimento deste projeto.

Presentes na sessão de entrega dos prémios, no âmbito do Encontro Nacional de Redes Intermunicipais de Bibliotecas, que decorreu nas Caldas da Rainha, para receber este prémio, estiveram a vice-presidente, Marlene Guerreiro, e a Chefe da Unidade de Gestão da Biblioteca Municipal, Olga Gago. “Este é um prémio que muito nos orgulha receber, e um reconhecimento do trabalho que tem sido realizado, com o objetivo de nos mantermos conectados com a comunidade em geral, e neste caso em particular com as novas gerações e a sua nova forma de comunicar. Estes jovens são o exemplo de que a tecnologia bem pode ser uma ferramenta na promoção da leitura, ao contrário do que geralmente pensamos, vendo-a apenas como concorrencial ao livro”, refere Marlene Guerreiro.

A iniciativa «Entrelinhas: conversas literárias para leitores destemidos» acontece desde 2022, reunindo uma vez por mês diversos bookstagrammers que dinamizam uma agradável conversa sobre livros, leituras e novidades editoriais aberta a todos os interessados. O Prémio Maria José Moura – Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais distingue anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos pelas bibliotecas públicas municipais portuguesas. O objetivo passa por reconhecer e valorizar o papel social das bibliotecas públicas, homenageando, simultaneamente, Maria José Moura e o seu determinante papel na constituição da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.