Reconhecendo os resultados positivos decorrentes da concretização do projeto «+ Próximo», fundamentais para combater a solidão e o isolamento dos idosos sinalizados, a Câmara Municipal de Alcoutim reforçou o investimento para dar continuidade às medidas previstas, aprovando, recentemente, um protocolo de colaboração com o Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa no âmbito do qual se compromete a financiar o projeto.
O «+ Próximo» é um projeto inovador de teleassistência à população mais idosa do concelho (com idade maior ou igual a 65 anos e em situação de isolamento social e geográfico). Consiste na instalação de dois aparelhos, em que um é colocado na pulseira ou no colar, que pode ser premido em caso de pânico, e o outro é colocado junto ao telefone, permitindo falar com a central, o que permite uma intervenção precoce em caso de risco. Uma vez acionado, o serviço direciona a chamada para os meios mais adequados, designadamente forças de segurança, 112 ou familiares.
A execução do projeto está a cargo do Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, que, depois de instalar os aparelhos, faz visitas periódicas e um acompanhamento no local. O acompanhamento no domicílio assenta no levantamento de necessidades, no rastreio de parâmetros de saúde (tensão arterial, glicémia e colesterol), na divulgação do serviço de teleassistência, bem como na instalação e continua monitorização da funcionalidade dos dispositivos necessários para o seu usufruto.
Iniciado em 2020, este projeto inovador de combate ao isolamento social e geográfico no concelho de Alcoutim resultou de um Protocolo de Associação ao Contrato Local de Segurança do Município de Alcoutim com a Área Governativa da Administração Interna e a Cruz Vermelha Portuguesa (Centro Humanitário de Tavira). O financiamento do projeto foi sempre garantido, nas quatro edições seguintes, pela Secretaria-Geral da Administração Interna, através de verbas provenientes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito de apoios previstos para riscos sociais. Nesta quinta edição, a execução do projeto pressupõe um investimento por parte do Município de 56 mil e 176,32 euros.
O «+ Próximo» acompanha atualmente 73 seniores em 35 localidades dispersas pelas quatro freguesias do concelho. Os utentes são maioritariamente mulheres e a media de idades ronda os 82 anos, sendo que a utente mais nova tem 66 anos e o mais velho 99 anos.