Frederico Silva superou Pedro Araújo por 6-4 e 6-2 numa rara final 100 por cento portuguesa e conquistou o terceiro título do ano em torneios internacionais ao sagrar-se campeão do Vale do Lobo Open II, o ITF M25 organizado pela Federação Portuguesa de Ténis na Vale do Lobo Tennis Academy. Adiada para esta segunda-feira devido ao mau tempo que causou um atraso na programação do torneio, Frederico Silva (384.º ATP) inverteu uma desvantagem de 4-1 no parcial inaugural para vencer os derradeiros cinco jogos do primeiro set e 11 dos últimos 13 do encontro. O triunfo do tenista natural das Caldas Rainha finalizou-se ao cabo de 1h47 de embate.
Favorito teórico para o frente a frente, o antigo 168.º do ranking ATP mostrou a boa forma ao impor a sua direita de esquerdino para controlar o duelo a partir do primeiro break arrecadado. Mais ágil e cheio de confiança, o português de 29 anos voltou a celebrar como tinha feito ao vencer em Castelo Branco no mês de julho e em Sintra já em outubro (pelo meio perdeu uma final em Satu Mare, na Roménia). No total da carreira, Frederico Silva amealhou o 19.º troféu, sempre em provas ITF apesar de já ter discutido quatro decisões Challenger.
Pedro Araújo (468.º), visivelmente desgastado depois da jornada tripla da véspera que o levou a abandonar o complexo perto das 22 horas, deverá escalar cerca de 30 posições na próxima atualização da tabela ATP e saiu da primeira semana da quinzena com a terceira final da carreira e da temporada, mas claramente a maior por ser a primeira ITF M25. Horas após a derrota individual, o jovem lisboeta de 22 anos também competiu na final de pares. Ao lado do britânico Finn Bass, com quem formou o par com quarta melhor cotação do torneio, Pedro Araújo viu os principais favoritos ao título, o espanhol Ivan Marrero Curbelo e o britânico Mark Whitehouse, vencerem com os parciais de 7-5 e 6-3 em 82 minutos de desafio para ficar com o segundo troféu de vice-campeão do dia e do torneio.
Frederico Silva e Pedro Araújo são dois dos dez portugueses no quadro principal do Vale do Lobo Open III, o último torneio masculino de nível ITF em solo nacional em 2024. Tiago Pereira e Diogo Marques também entraram diretamente (Francisco Rocha desistiu), ao passo que João Dinis Silva, Daniel Batista, Guilherme Valdoleiros e Daniel Marincas foram contemplados com wild cards da organização e Dino Molokova Ferreira e Miguel Pereira Lopes foram repescados depois de derrotas na ronda de acesso ao quadro principal. Pelo contrário, Vicente Couto não teve a sorte do seu lado e vai ter de aguardar mais desistências para entrar igualmente como lucky loser.
O quadro principal do terceiro Vale do Lobo Open arranca esta terça-feira com metade dos protagonistas da casa. Diogo Marques e Dino Molokova vão atuar logo às 10h30 e Marincas num dos segundos embates de um dia no qual o grande destaque é o confronto 100 por cento luso entre Daniel Batista, vice-campeão nacional, e Miguel Pereira Lopes, encontro também na segunda rodada de compromissos.
Fotografia: Carlos Vidigal Jr./FPT