O Município de Lagoa requalificou o antigo pavilhão «Amigos de Lagoa», num investimento de cerca de 450 mil euros, dando-lhe uma nova vida. Trata-se de um pavilhão construído pela extinta Associação Amigos de Lagoa, que há vários anos se encontrava devoluto, e que passou para a responsabilidade do Município através de um protocolo de colaboração – por um prazo de 50 anos – celebrado entre o Município de Lagoa e o Centro Popular de Lagoa.

Com uma área de construção de 257,41 metros quadrados, o mesmo foi dotado de novas infraestruturas desde a eletricidade, iluminação, rede de abastecimento de água, telecomunicações, AVAC, AQS, climatização e segurança contra Incêndios. Para além disso, a empreitada incluiu a substituição do piso e da cobertura, tendo, também, dotado o edifício com vários sistemas amigos do ambiente, através de energias renováveis, painéis solares térmicos e bomba de calor. Com esta requalificação, o edifício passou a ter mais divisões, entre as quais a zona de circulação, uma receção, uma sala técnica (bastidor), uma sala técnica (AQS entre outros), dois balneários, ambos dotados de Instalação sanitária, instalação sanitária adaptada a mobilidade reduzida, algo que anteriormente não tinha, uma sala de arrumos e um recinto central para a atividade desportiva.

A requalificação deste edifício permite ao Município ter mais uma instalação desportiva, dando uma maior resposta as solicitações efetuadas pelas associações sedeadas no concelho. “Esta é mais uma forma de reafirmarmos o nosso compromisso em continuar a tornar Lagoa um concelho que aposta verdadeiramente na atividade física e desportiva. A Associação Amigos de Lagoa foi pioneira e teve a visão de perceber que uma sociedade moderna, uma cidade educadora, necessita de condições para se que possa praticar atividade física e desportiva. O crescimento saudável dos nossos jovens, futuras mulheres e homens de amanhã, faz-se em casa e na escola, mas também praticando desporto”, assumiu Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa. “Continuaremos a fazer crescer o nosso parque desportivo e esta vai ser a «casa» das artes marciais. O espaço irá, também, ser utilizado durante o dia pelo Centro Popular de Lagoa, com diversas atividades, entre elas a capoeira. Queremos igualmente democratizar a prática do padel, que os lagoenses se iniciem nesta modalidade sem terem que pagar para tal”, acrescentou.

Depois do almoço, nova inauguração, desta feita da requalificação do piso do Pavilhão Desportivo Municipal Jacinto Correia, “para que os nossos atletas disponham das melhores condições para alcançarem os seus objetivos”, justificou o edil lagoense, antes de ter início uma partida de andebol, uma das modalidades mais acarinhadas no concelho.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: