Já são conhecidos os vencedores da sexta edição do Prémio Nacional de Turismo 2024, uma parceria entre o BPI e o semanário Expresso. A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, de vários protagonistas do setor do turismo, membros dos Comités e do Júri da iniciativa. Por decisão do júri, o Prémio Personalidade foi atribuído, pela primeira vez, a duas personalidades: Bernardo Trindade, administrador do Grupo Porto Bay e Paulo Pinheiro, fundador do Autódromo Internacional do Algarve, distinguido a título póstumo.

Paulo Pinheiro, que faleceu em julho de 2024, idealizou e empreendeu a construção do Autódromo Internacional do Algarve, e também foi o responsável pelo regresso, em 2020, do Campeonato do Mundo de MotoGP e da Fórmula 1. Em setembro deste ano, o Governo, através de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, atribuiu a Paulo Pinheiro a Medalha de Mérito Turístico, Grau Prata. A nomeação e distinção, a título póstumo, pelo júri do Prémio Nacional de Turismo, reconhece o legado de Paulo Pinheiro e o contributo que deu para o desenvolvimento do turismo na região do Algarve.

O Prémio Nacional do Turismo é uma iniciativa do BPI e do Expresso que tem como objetivo premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor do turismo. A iniciativa anual conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP e o apoio da Deloitte, como knowledge partner. A qualidade das candidaturas foi avaliada por Comités Técnicos e por um Júri, constituído por representantes de diversos quadrantes da sociedade portuguesa e principais players no setor. A inovação, a sustentabilidade e o impacto dos projetos são alguns dos critérios transversais utilizados para avaliar e eleger os vencedores.