O AQUASERV, um projeto financiado pelo programa Horizonte Europa em 14,5 milhões de euros, lançou um concurso de acesso transnacional com 8,5 milhões de euros para financiar e apoiar investigadores do meio académico e da indústria na Europa e em todo o mundo nos próximos quatro anos. Este programa oferece acesso a uma rede avançada de instalações de investigação europeias de topo que disponibilizam tecnologias e serviços de ponta. Trata-se de um passo significativo na promoção de avanços científicos e inovação em ciências marinhas e aquáticas para apoiar a investigação em aquacultura sustentável, pescas, restoração ecológica, biotecnologia azul e domínios conexos.
O convite está em vigor de 15 de novembro de 2024 a dezembro de 2028, proporcionando aos investigadores uma ampla oportunidade para acederem à rede AQUASERV. O programa oferece acesso a instalações de última geração em 40 instituições e 70 instalações em 16 países europeus, abrangendo o Mar Báltico, o Atlântico Nordeste e o Mediterrâneo, bem como águas interiores, e visa contribuir para a Política Comum Europeia das Pescas, a Estratégia do Prado ao Prato, a Economia Azul Sustentável, o Pacto Ecológico Europeu e a Missão da UE «Restaurar os nossos Oceanos e Águas até 2030». “Esta iniciativa é única na medida em que oferece acesso gratuito às principais infraestruturas de investigação e instituições de investigação europeias neste domínio, como o EMBRC ERIC, AnaEE ERIC, Metrofood, Aquaexcel 3.0, RISIS e ICES. Este programa permite a flexibilidade necessária para a conceção de projetos de investigação que permitam explorar novas ideias ou consolidar as antigas, trazendo novas perspetivas e contribuindo simultaneamente para as prioridades políticas europeias”, afirma Adelino Canário, coordenador do AQUASERV, Diretor do CCMAR e Professor da Universidade do Algarve.
Os serviços do AQUASERV incluem o acesso a diferentes ecossistemas, laboratórios, instalações experimentais e plataformas tecnológicas de ponta, e uma grande variedade de recursos biológicos marinhos, biobancos e bases de dados. O projeto apoia os investigadores na realização da sua investigação na rede de instituições AQUASERV em toda a Europa, desde que estas estejam localizadas num país diferente do país de afiliação do investigador. Portugal está representado no AQUASERV pelo coordenador Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e Universidade de Coimbra (ACOI), todos em representação da infraestrutura EMBRC Portugal, e pelos Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge (INSA) em representação da infraestrutura Metrofood.