O Cineteatro Louletano assistiu, no dia 26 de outubro, ao concerto dos «Anónimos de Abril», em que cada um dos protagonistas tem direito a uma canção inspirada na sua história pessoal. “Salgueiro Maia, Otelo Saraiva de Carvalho ou José Afonso (apenas para citar três exemplos) são nomes que toda a gente relaciona com o 25 de Abril. Mas tanto o dia da revolução, como todo o processo de resistência, tiveram muitos outros protagonistas. Gente cuja ação foi de alguma maneira determinante ou simbólica para a revolução, mas que com o passar do tempo vai ficando submersa no esquecimento ou até mesmo no desconhecimento”, explicam Rogério Charraz e José Fialho Gouveia, responsáveis pelo projeto.
O que se pretendeu com o lançamento do disco «Anónimos de Abril» foi precisamente honrar em canções esses homens e mulheres e, através da música, dá-los a conhecer ao público, especialmente às gerações que já nasceram depois de 1974. Assim, cada um dos protagonistas tem direito a uma canção inspirada na sua história, canção essa apresentada pelo narrador José Fialho Gouveia, com suporte fotográfico projetado no fundo do palco, e alguns elementos cénicos que transportam os espectadores para o período retratado.
Com Músicas e Voz de Rogério Charraz e Letras e Narração a cargo de José Fialho Gouveia, pisaram o palco os cantores Joana Alegre e João Afonso, com Alexandre Alves na bateria, Carlos Garcia no piano e clarinete, Marco Reis nas guitarras e bandolim e Luís Pinto no baixo.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Jorge Gomes
Veja a reportagem completa em: